domingo, 5 de agosto de 2012


Usuários ativos do Facebook emitem 269 gramas de CO2 por mês

Em relação às fontes energéticas, a empresa garante ter 23% de sua eletricidade proveniente de fontes limpas ou renováveis. l Imagem: Reprodução

Cada usuário ativo do Facebook é responsável pela emissão mensal de 269 gramas de gases de efeito estufa. A informação está disponível no relatório que apresenta pegada de carbono da rede social, divulgado na última quarta-feira (1).

A análise recém-divulgada é referente ao ano de 2011, em que o total da energia gasta pelos escritórios, centros de dados e outras instalações pertencentes ao Facebook gastaram 532 milhões de kWh.
Para que a pegada de carbono da empresa fosse calculada corretamente, foram consideradas as estruturas físicas de escritórios e centrais de dados, mas também entraram nas análises as viagens aéreas feitas pelos funcionários e as emissões resultantes das construções realizadas no período e a logística do servidor. A emissão total chegou a 285 mil toneladas de CO2e, que inclui: CO2, CH4, N2O, HFC, entre outros.
Em relação às fontes energéticas, a empresa garante ter 23% de sua eletricidade proveniente de fontes limpas ou renováveis. Em contrapartida, o carvão tem sido a principal matriz, com 27%, seguido por gás (17%), nuclear (13%) e os 20% restantes advindos de mercados de energia, que podem ter qualquer uma das fontes mencionadas anteriormente.
O alvo do Facebook é de que as energias renováveis possam suprir 25% de sua demanda até 2015. Durante este período, serão priorizados sistemas que maximizem a eficiência energética e os novos centros de dados devem ser construídos em locais que tenham maior facilidade no acesso às energias limpas.
A rede social de Mark Zuckerberg conta atualmente com mais de 950 milhões de usuários e esse enorme alcance deve ser aproveitado em campanhas de conscientização e trabalhos informativos feitos a partir de aplicativos e parcerias com organizações ambientais. Clique aqui para visualizar o infográfico.
fonte: http://www.ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário