Poluição de veículos a diesel pode ser reduzida com mineral raro
Pesquisadores encontraram uma alternativa para controlar a poluição lançada no ar pelos motores a diesel. | Foto: Wilson Dias/ABr
Pesquisadores identificaram o elemento mulita como um substituto para a platina, que é um metal caro e usado atualmente nos motores a diesel. A solução foi anunciada por um grupo de engenheiros da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Eles identificaram que o elemento mulita pode ser um eficiente substituto para a platina, que é usada atualmente para controlar a poluição lançada no ar pelos motores a diesel.
O problema da platina é o fato de ser um metal caro, enquanto a mulita pode ser produzida a partir do topázio. De acordo com um estudo, publicado na Scielo, o topázio é uma fonte alternativa para a produção de mulita de baixo custo e de alta qualidade.
A opção também é mais barata e eficiente. Uma versão sintética deste elemento reduz até 45% mais poluição do que a platina, de acordo com os pesquisadores.
As mulitas sintéticas precisam ser produzidas, por ser um mineral raro e quase inexistente na natureza. Entretanto, isso não é problema para o grupo.
"Muitos métodos para controlar a poluição de carros ou usar energias renováveis requerem metais raros ou preciosos", afirmou o professor Kyeongjae Cho, um dos responsáveis pela pesquisa. "Nosso objetivo é acabar com a necessidade de usar estes metais e substituí-los com minerais e óxidos que possam ser encontrados ou obtidos facilmente."
Cho ressaltou a facilidade em produzir o mineral mulita em entrevista à revista "Science", que publicou o estudo nesta sexta-feira (17). Ele também afirmou que o novo método será comercializado com o nome de Noxicat. Um resumo do estudo pode ser lido gratuitamente na revista Science.
Já as pesquisas sobre os usos da mulita não terminaram. A equipe ainda busca identificar novas técnicas para a criação de outros elementos automotivos, como as baterias, por exemplo.
fonte: www.ciclovivo.com.br
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