sexta-feira, 10 de agosto de 2012


NASA diz que aquecimento global é pior que o imaginado

Foram identificados verões “extremamente quentes” mais frequentes em 10% da superfície de terra. | Foto: Andreas Krappweis

“A mudança climática está aqui e é pior do que pensávamos”. Este é o titulo do artigo escrito pelo pesquisador norte-americano James Hansen, diretor do Instituto Goddard e Estudos Espaciais da Nasa, publicado no jornal Washington Post.

Hansen é um dos principais cientistas entre os que apoiam suas teses na existência do aquecimento global. Neste artigo recente ele diz que as projeções anteriores estavam certas quanto ao aumento das temperaturas, mas não eram corretas em relação ao tempo que isso levaria para acontecer.
Para o pesquisador, diversos eventos em que foram registradas temperaturas extremas podem ser considerados consequência das mudanças climáticas. Entre os citados, estão os recordes de temperatura que atingiram Moscou em 2010, o calor do verão francês de 2003 e a seca sentida no Texas e em Oklahoma no último ano.
A comprovação deste fato foi obtida a partir de análises feitas pela Nasa, considerando as temperaturas médias dos verões desde 1951, em que foram identificados verões “extremamente quentes” mais frequentes em 10% da superfície de terra, já que as análises desconsideraram as temperaturas nos oceanos.
O alerta de Hansen é feito diretamente à população mundial, que segundo ele, precisa entender que o principal causador do aquecimento global é a própria ação humana. “É pouco provável que as ações para reduzir as emissões de gases alcancem os resultados necessários enquanto o público não reconhecer que a mudança climática causada pelas ações humana está ocorrendo.” Com informações do Washington Post.
fonte: ciclovivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário