quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

2013 começa com temperaturas extremas em várias partes do mundo




Já é um consenso entre cientistas que um dos principais resultados do aumento da média de temperatura do planeta é a maior ocorrência de eventos climáticos extremos – como furacões, incêndios de grandes proporções, inundações, entre outros. E 2013 já começou com temperaturas extremas – tanto de calor quanto de frio – sendo registradas em várias partes do mundo.
A Austrália enfrenta uma das situações mais críticas.
O começo do ano australiano é geralmente considerado como a “estação das queimadas”, mas em 2013 os incêndios estão tão intensos que muitas regiões foram classificadas com nível de risco “catastrófico”. Até a quarta-feira, foram mais de 131 mil hectares de florestas e campos queimados no Estado de New South Wales, o mais populoso do país, e cerca de 80 mil hectares queimados na Tasmania.
Várias cidades australianas quebraram recordes de calor, com a temperatura chegando a 42.2°C em algumas regiões da Tasmania. No centro da Austrália, a previsão para sexta-feira é que a temperatura chegue a 48°C . O calor foi tão forte que o instituto de meteorologia da Austrália teve que fazer novos mapas, adicionando cores e temperaturas na escala, que agora vai a 54°C, como mostra a imagem abaixo.


Enquanto isso, regiões da Ásia quebram recordes de frio. Na Índia, por exemplo, Nova Delhi registrou a temperatura mais fria em 44 anos. O recorde de frio já causou a morte de 175 pessoas no país. A China também sofre com a temperatura. O país enfrenta o pior inverno em 28 anos – em algumas regiões, como a Manchúria, já é o pior inverno em 40 anos. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o instituto de clima do país acredita que temperatura extrema é resultado das mudanças climáticas.
Ao que tudo indica, 2013 segue os passos do ano passado, que foi o ano mais quente já registrado nos Estados Unidos, segundo confirmação oficial divulgada nesta semana. O ano não foi fácil para os americanos, que tiveram que lidar com uma seca sem precedentesincêndios florestais e uma gigantesca tempestade tropical. Eventos que, em um cenário de mudanças climáticas, ficarão ainda mais frequentes.
Fotos: Dean Lewins/EFE e Australian Bureau of Meteorology

fonte: colunas.revistaepoca.globo.com/planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário