quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Floresta amazônica ainda sofre danos causados pela seca de 2005



À esquerda, extensão da seca de 2005. À direita, as áreas com lenta recuperação das florestas. Círculo mostra região mais impactada. Divulgação/Nasa

Quem conhece alguma cidade da região amazônica sabe que, além de muito quente, a maior floresta tropical do mundo também é úmida. Chove muito na região, e a água da chuva é fundamental para manter o equilíbrio do ecossistema. Esse quadro foi alterado duas vezes na última década, quando fortes secas atingiram a Amazônia em 2005 e 2010.

Um estudo publicado nesta semana na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciencesanalisou os efeitos dessas grandes secas. O resultado impressionou os cientistas. Analisando os dados de satélites, pesquisadores descobriram que uma área de floresta duas vezes maior do que a Califórnia ainda está sofrendo efeitos da seca de 2005.


Segundo o estudo, desenvolvido por pesquisadores da Nasa em conjunto com outros institutos, inclusive o Inpe, mais de 270 mil km2 de florestas do sudoeste da Amazônia sofreram danos da seca de 2005. A seca atingiu principalmente árvores antigas, de recuperação lenta e mais vulneráveis. A expectativa era que, nos anos seguintes, essas árvores se recuperariam. Não foi o que aconteceu. Metade da área afetada não estava recuperada quando uma nova seca, em 2010, atingiu a região.
Para pesquisadores da Nasa, os resultados do estudo mostram que a seca de 2005 foi um evento climático extremo causado pelas mudanças climáticas. Se as secas continuarem – como mostram os modelos climáticos do IPCC – uma grande porção de floresta deve morrer, dando lugar a áreas de savana.
(Bruno Calixto)

fonte:colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2013/01/19/floresta-amazonica-ainda-sofre-danos-causados-pela-seca-de-2005-diz-estudo/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário