terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Está tão quente na Austrália que não dá para abastecer o carro com gasolina… ela evapora!




A forte onda de calor na Austrália está dominando os noticiários internacionais. Astemperaturas no país já ultrapassaram os 50ºC e oito dos 20 dias mais quentes da história da nação, desde que as medições começaram a ser feitas pelo Escritório de Meteorologia Australiano, foram registrados na primeira semana de 2013.

Está tão quente no país que, até mesmo, abastecer o carro com gasolina está difícil. Ocombustível evapora antes de chegar no tanque. Duas australianas, Nikki Staskiewicz e Angela Blomeley, viraram destaque nos jornais locais ao ficarem “presas” na cidade de Oodnadatta –que já foi apelidada pela população de “município mais seco do estado mais seco do país mais seco do mundo”. Elas ficaram sem gasolina, mas, mesmo rodeadas de postos de abastecimento, não conseguiam seguir viagem, porque o combustível evaporava. Dá para imaginar?
Na imprensa internacional, o país foi destaque por conta de outro acontecimento, que também tem relação com a forte onda de calor: o Escritório de Meteorologia Australiano precisou adicionar novas cores em sua escala de temperatura, que não previa registros acima de 50ºC. Agora, a régua possui também as cores roxo escuro e magenta, para designar as temperaturas entre 51ºC e 54ºC.
A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, se pronunciou a respeito do assunto, citando oaquecimento global como culpado pelo fenômeno. “Sabemos que, com o passar do tempo e como resultado da mudança climática, vamos ter mais eventos e condições de clima extremos”, disse. No final do ano passado, a Nasa atestou a participação do homem no aumento da temperatura do planeta. E você? O que pensa a respeito do assunto?
Fotos: kris krüg/Creative Commons e Bureau of Meteorology

fonte: super.abril.com.br/blogs/planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário