segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Movimento Satisfeito: coma menos, pague o mesmo e ajude projetos de combate à fome


No último post do Ideias Verdes, mostramos o vídeo da apresentação da arquiteta londrina Carolyn Steel sobre a relação entre as cidades e a alimentação – urbanismo e comida, como mostra a pesquisadora, estão intimamente ligados.
Carolyn comenta o absurdo do desperdício que faz com que a distribuição de refeições seja completamente desequilibrada. “Temos um bilhão de obesos e um bilhão de famintos. Nada disso faz muito sentido”, conclui. Não faz mesmo. Cerca de 1/3 do alimento produzido para consumo vira lixo.

Para ajudar e incentivar instituições que trabalham pelo combate à fome infantil, o Movimento Satisfeito, idealizado pelo Instituto Alana, propõe que, ao pedir seu prato em restaurantes cadastrados no projeto, você opte pela versão “Satisfeito” – que vem 1/3 menor, mas custa o mesmo preço.
Você come o suficiente, evita deixar comida no prato e sabe que, por traz do seu pedido, alguma coisa está sendo feita. O que o restaurante economiza com a porção reduzida érepassado em dinheiro para organizações que alimentam crianças.
O cardápio dos restaurantes participantes (veja aqui) traz o ícone Satisfeito ao lado de alguns pratos, que podem ser pedidos dos dois jeitos – normal ou reduzido.
O Movimento utiliza como indicador para a mensuração dos resultados mensais de cada restaurante o número de refeições geradas para as crianças, considerando o valor de 25 centavos de dólar. De acordo com o UN World Food Programme (WFP), custa apenas 25 centavos de dólar prover uma refeição diária com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável de uma criança em idade escolar.
Veja o vídeo de apresentação do Movimento aqui.
Se você é dono de bar ou restaurante e tem interesse em participar, pode se cadastrar por este link.
(Imagens: Divulgação)

fonte: super.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário