segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sabor até a casca



Sempre admirei os pratos saborosos feitos pela minha mãe e sua sensibilidade em sair da zona de conforto. Lá em casa, toda refeição tinha um cardápio diferente. E desde que decidi, há alguns meses, me aventurar mais na cozinha, tenho a sensação de que, a cada mistura de ingredientes, temperos e aromas, aprendo algo novo. Inspirada por ela, decidi encarar um desafio no fogão: aproveitar os alimentos de forma integral. 


Como? Jogando na panela os talos e as cascas de frutas e legumes que, normalmente, vão para o lixo. De acordo com Camila Rezende Folegatti, nutricionista especializada em transtornos alimentares e obesidade, quando aproveitamos apenas a polpa e descartamos partes como folhas, entrecascas, sementes e talos, utilizamos apenas de um terço a um quinto dos alimentos, ignorando assim a maior parte dos nutrientes que eles podem fornecer. Convidei então o amigo Gabriel Barone, parceiro de cozinha e de novas experimentações, para juntos elaborarmos pratos saborosos com o aproveitamento máximo de suas propriedades. Para começar, abrimos a geladeira para inventar opções de receitas com os legumes e frutas comprados durante a semana. 

O primeiro passo foi dar um novo destino às folhas de beterraba e cenoura e aos talos de espinafre. Lavadas e trituradas, todas essas partes viraram uma saborosa massa verde que se transformou em panquecas cheias de fibras, fósforo, cálcio e vitamina C - que auxilia na defesa do organismo. Para o recheio, uma mistura leve de ricota com cascas de mangas fervidas para tirar o amargor. Para quem tem medo dos agrotóxicos, Camila, que também é coordenadora de projetos educacionais da ONG Banco de Alimentos, afirma que as cascas não são as vilãs da história, já que os defensivos agrícolas sempre entram em contato com a polpa das frutas, legumes e verduras, por eles serem porosos. "O importante é sempre fazer uma boa higienização. Lavar os alimentos em água corrente e mantê-los imersos em uma solução preparada com hipoclorito de sódio - à venda em supermercados e distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde", indica a especialista. 

Para acompanhar nossas panquecas, optamos por um suco refrescante de manga também feito com as cascas, ricas em fibras e potássio, que auxilia no controle da pressão sanguínea. A cada receita pronta, nos sentíamos mais seguros para seguir em frente e arriscar. Desta vez, com um cacho de bananas maduras. Picadas em pedaços com a casca, elas foram trituradas e cozidas até se transformar em um delicioso doce de banana que, consistente e cremoso, trouxe um sabor tão gostoso quanto o da sobremesa tradicional. Lição aprendida: não dispensar as cascas dessas e de outras frutas. 

NUTRIÇÃO DE FORMA INTEGRAL 
Além de reduzirem a quantidade de lixo gerado, as propriedades dessas partes não convencionais contribuem na prevenção de doenças como colesterol alto, diabete e hipertensão. Com todas as receitas prontas, Gabriel e eu saboreamos tudo, sentindo que algo em nós tinha mudado. Se o alimento é o que mantém vivo o ser humano, aprender a consumi-lo de forma integral ao conhecer o que a natureza nos proporciona é permitir-se viver melhor e em equilíbrio. 

PANQUECA VERDE 
- 2 xícaras de chá de talos e folhas (espinafre, cenoura e beterraba) cortados 
- 1 xícara de chá de leite 
- 1 ovo e 1 gema 
- 1 xícara de chá de farinha de trigo 
- 1 colher de sopa de margarina 
- Meia ricota 
- Cascas de manga fervidas 
- Iogurte natural 
- Salsinha 
- Hortelã 
- Queijo parmesão ralado 
- Sal, azeite e pimenta-do-reino 

Triture os talos e as folhas no liquidificador. Coloque o leite e bata tudo até a mistura ficar homogênea. Acrescente o ovo, gema, farinha, sal e margarina. Em uma frigideira quente, despeje um pouco da massa e vire os lados para que fiquem homogêneos. Faça isso com toda a massa e reserve as panquecas prontas. Para o recheio, misture a ricota com as cascas de manga, parmesão e salsinha. Tempere com sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto. Para servir, regue as panquecas com um molho feito com iogurte natural, limão, hortelã, sal e azeite. 

SUCO DE CASCA DE MANGA 
- 2 mangas com a casca 
- 1 litro de água 
- Açúcar ou mel a gosto 

Lave e higienize bem as mangas. Em uma panela, ferva apenas as cascas para tirar o amargor. Em seguida, coloque-as com a fruta no liquidificador e bata por 2 minutos. Coe, adoce a gosto e sirva a bebida gelada. 

Doce de banana com casca 
- 4 bananas inteiras com casca 
- 1/2 xícara de chá de suco de laranja 
- Açúcar e canela a gosto 
- Coco ralado 

No liquidificador, bata as bananas em pedaços com cascas. Despeje a mistura em uma panela com suco de laranja, açúcar e canela e mexa até descolar do fundo. Como sugestão, apresente o doce em tortinhas ¿ disponíveis em supermercados - com coco ralado polvilhado por cima. 

APROVEITE TUDO 
Todos os alimentos podem e devem ser aproveitados integralmente. Saiba o porquê. 
1. Diminuição do desperdício: grande parte do lixo orgânico é composto das partes que acreditamos erroneamente não serem possíveis consumir. 
2. Benefícios nutricionais: nas partes não convencionais está presente a maioria dos nutrientes necessários à saúde. 
3. Benefício financeiro: o alimento rende mais porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário