domingo, 6 de janeiro de 2013

Forno solar: economia para famílias do sertão e menos impacto ambiental


Diversas unidades da tecnologia sustentável foram entregues a famílias de Crateús e irão beneficiar mais de 190 pessoas das comunidades envolvidas no projeto No Clima da Caatinga.
Benefícios que vão além das questões ambientais e refletem diretamente no bolso das famílias do sertão cearense. Dessa forma é possível classificar uma das ações promovidas pela Associação Caatinga: a disseminação do Forno Solar.
Ansiosas pela chegada das unidades, 48 famílias de comunidades de Crateús, interior do Ceará, receberam os Fornos Solares entregues gratuitamente pela Associação Caatinga nesta semana. Segundo a coordenadora de Tecnologias Sustentáveis da Organização, Railda Machado, a entrega dos equipamentos foi uma das etapas deste processo de implantação da tecnologia na região. “Primeiro as famílias foram capacitadas para a utilização no preparo de diversos alimentos. No mesmo dia que receberam os fornos, as donas de casa já começaram a cozinhar”. Railda destaca ainda que, “além de saber que os fornos solares irão facilitar no preparado dos alimentos de forma nutritiva e saudável, elas ainda terão uma economia considerável nas despesas que tinham com gás”.
O secretário executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro destaca que o Forno Solar não necessita de nenhum tipo de combustível ou lenha, “contribuindo para a redução do desmatamento e emissão de gases de efeito estufa. É ideal para a Caatinga, pois utiliza apenas a fonte de energia que a região tem de sobra: o sol”. Castro explica que a tecnologia – simples e de baixo custo – possui um sistema que capta e reflete os raios solares criando uma estufa, onde são dispostas as panelas que absorvem o calor gerado, aquecendo e cozinhando o alimento. “No Forno Solar é possível assar, cozinhar, grelhar, tostar, desidratar e aquecer, além de servir como caixa térmica para conservar o calor, por exemplo. Ainda é possível utilizá-lo para fermentar iogurte e quando frio pode ser utilizado para transporte de alimentos e bebidas”, salienta o biólogo.
Através de uma Feira Gastronômica promovida pela Associação Caatinga na Reserva Natural Serra das Almas, em agosto deste ano, aproximadamente 70 pessoas das comunidades foram mobilizadas para conhecer o funcionamento do Forno Solar, além de orientadas ao uso correto da tecnologia. A ação foi realizada com o apoio da Pleno Sol-cozimento solar, empresa fabricante dos fornos.
Assim como a utilização do Forno Solar, outras ações de tecnologias sustentáveis são promovidas pela Associação Caatinga na região, por meio do projeto No Clima da Caatinga, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Mais informações sobre o projeto estão no site www.noclimadacaatinga.org.br.
Sobre a Associação Caatinga
Organização não-governamental cearense, responsável pela campanha que levou o Tatu-bola à mascote da Copa do Mundo de 2014. Criada há 14 anos para a Conservação da Caatinga, a Associação Caatinga desenvolve projetos de apoio à criação e à gestão de áreas protegidas, preservação de espécies em extinção, restauração florestal, educação ambiental e disseminação de tecnologias sustentáveis. A instituição busca um maior reconhecimento das riquezas e belezas da Caatinga, única floresta exclusivamente brasileira.

fonte: www.acaatinga.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário