terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ministério prevê para final de 2014 chegada da água do rio São Francisco ao Ceará, em Jati

Emerson Fernandes, Francisco Teixeira e Solon Alves Diniz


O Eixo Norte do Programa de Integração do rio São Francisco, no trecho Cabrobó-Pernambuco, a Jati-Ceará, com 180 Km, deverá estar concluído no final de 2014, previu nesta segunda-feira, em Fortaleza, o secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Francisco Teixeira. As obras nos lotes 3 e 4 no trecho, que haviam sido paralisadas, foram relicitadas com obras complementares dos lotes 1 e 2, contratadas por mais de R$ 750 milhões e hoje (21.01) receberam a ordem de serviço do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.


“Com isso, no final de 2014 a água já estará chegando ao Ceará. Não temos mais nada para contratar ou recontratar nesse trecho entre Cabrobó e Jati, no Ceará”, afirmou Francisco Teixeira. O secretário informou que desde que o ministro Fernando Bezerra chegou ao Ministério da Integração Nacional, em 2011, encontrou quase todas as obras da transposição paralisadas, praticamente todos os lotes. 

Durante 2011 “o Ministério iniciou Um árduo processo de negociação para retomar as obras”, assinala o secretário. “A maior parte dos lotes retornaram mas, infelizmente, em alguns não foi possível do ponto de vista legal, administrativo e até por vontade das próprias empresas não se conseguiu retomar esses lotes”, disse ele. 

Conforme o secretário, no processo de negociação com as empresas que retornaram, não deu para executar alguns serviços. Com o projeto executivo, diversas obras que tinham de ser feitas não cabiam mais dentro do contrato, uma vez que tudo foi licitado com base no projeto básico, ele explicou. “Nas adequações, os serviços se ampliaram muito. Em função disso, houve um replanejamento na implantação do projeto São Francisco, dividido em seis metas”. 

Francisco Teixeira informa que três metas são para o eixo Norte e três metas de obras para o eixo Leste. Estas metas, segundo ele, significam etapas úteis nos canais de integração. No caso do Eixo Norte, a chamada meta 1 é aquela que vai permitir a água sair da captação em Cabrobó no rio São Francisco e chegar até Jati, no Ceará, beneficiando boa parte do sertão pernambucano, os sertões de Cabrobó, Salgueiro e Verdejante e chegando a Jati, no Ceará, de onde poderá chegar inclusive a Fortaleza. 

Para chegar à capital cearense, a água entra pelo Riacho dos Porcos, na primeira etapa, chega ao rio Salgado e consequentemente ao Castanhão. Dali, através do Eixão das Águas, chega a Fortaleza. “O Castanhão hoje está garantindo o abastecimento de Fortaleza”, afirma. 
Açude Castanhão

Teixeira observa que a meta 1 Norte é composta de cerca de 180 Km para chegar até a divisa com o Ceará. De acordo com o secretário, esta meta já está em estágio acelerado de obras com a construção dos lotes 1 e 2, que são lotes antigos onde as construtoras permaneceram. O lote 8 que foi licitado quando o ministro assumiu o cargo, é a construção da parte mais difícil. O trecho inclui a obra das três estações de bombeamento onde o trabalho é executado em dois turnos. 

Na continuação do Eixo Norte, o secretário acrescenta que a meta 2 Norte foi contratada e no ano passado foi dada a ordem de serviço. A meta 2 Norte é a do trecho que vai levar a água de Jati, no Ceará, para a divisa com Paraíba, através dos municípios cearenses de Jati, Brejo Santo e Mauriti, chegando próximo à divisa com a Paraíba, ainda no Ceará. “Essa meta está toda contratada e em obras”, ele enfatiza. 

Até o final de fevereiro o Ministério da Integração pretende licitar serviços remanescentes da meta 3 norte, onde boa parte das obras já foram executadas. O lote 6 foi trabalhado pela Delta, que teve de sair da obra pelos problemas denunciados. No lote 7 também teve uma paralisação e o consórcio não retornou, relata. 

Estes lotes 6 e 7 terão seus serviços remanescentes com previsão para entrar em licitação até final de fevereiro, quando os editais irão para a praça, acrescenta Francisco Teixeira. O secretário anuncia que os lotes 6 e 7 serão recontratados. O lote 14, que inclui dois túneis que somam mais de 15 Km, já teve mais de 40% das obras executadas, e o trabalho avança em dois turnos. Com o lote 14 dos túneis e o lote 6, a realização da meta 3 Norte fará a água sair do Ceará e chegar na Paraíba no açude Geroá “Até fevereiro estaremos resolvendo os problemas de relicitação de todo o eixo Norte”, disse ele. 

Com relação às três metas do eixo Leste, Teixeira prevê para esta semana a contratação da meta 1. É a menor - 12 Km de canal – que conduz a água do leito do rio para o reservatório Areia. Houve dificuldade pelo fato do edital ter sido duas vezes lançado na praça, sem resultado. “Estamos vendo a possibilidade de contratação direta hoje, porque já lançamos edital na praça duas vezes e deu vazio duas vezes. Dando vazio duas vezes, a lei permite contratar diretamente. Solicitamos proposta de seis empresas para ver se alguma apresenta hoje as propostas. Vamos ver se conseguimos contratar diretamente”, relata. 

Já o edital da meta 2 Leste, segundo o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, está na praça esta semana. O trecho vai permitir a água sair do reservatório de Areia, a 12 Km do lago de Itaparica, no São Francisco, e chegar até próximo do reservatório Barro Branco, na posição de derivar para o Agreste pernambucano. 

Já a meta 3 Leste inclui serviços remanescentes também em um trecho de canal para transpor a divisa com a Paraíba. “Temos a intenção de lançar a licitação até o final de fevereiro. Com isso, acreditamos que por todo o decorrer do primeiro semestre, até maio, nós teremos tudo contratado em abril. A obra a partir de maio ou junho caminhará plenamente com todos os lotes terminados, tendo milhares de trabalhadores atuando nesta obra”, finaliza. 

FONTE: http://desimbloglio.blogspot.com.br/2013/01/ministerio-preve-para-final-de-2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário