sábado, 5 de janeiro de 2013

“Trashed” expõe questão do lixo no Planeta



As imagens de um lixão deixam marcas em quem caminha sobre os restos produzidos pela nossa “civilização”. Mas, como, para muitos, essa é uma imagem distante, quase ficcional, vez por outra alguém se aventura a fazer essa exposição, mesmo que por meio da arte. Chamar as pessoas a refletirem sobre essa desgradável consequência do consumo é o objetivo do documentário “Trashed” – Para Onde Vai Nosso Lixo.

Dirigido por Candida Brady e estrelado pelo ator Jeremy Irons, ele está em cartaz desde dezembro nos Estados Unidos e tem estreia sul-americana prevista para o primeiro semestre de 2013. Mostra a saga do lixo produzido em todo o mundo e as consequências do descarte inadequado no meio ambiente e na saúde da população.
Em uma das primeiras cenas, o premiado ator britânico aparece rodeado de lixo na praia de Sidon, no Líbano. No cenário, uma montanha de lixo hospitalar, restos de comida, animais mortos e todo tipo de resíduo produzido pela cidade nos últimos 30 anos dão um ideia da gravidade do problema.
Dali, Irons parte para uma viagem a diversos países do Hemisfério Norte apresentando e debatendo o que devemos fazer com bilhões de toneladas de lixo que são produzidas diariamente em todo o Planeta.
O documentário exibe não apenas a situação crítica do excesso de lixo produzido em países como Líbano, Estados Unidos e Grã-Bretanha, mas também as práticas pouco inteligentes, como aterros e a combustão dos resíduos, o que acaba causando problemas ainda maiores.
Visualmente emocionalmente, o filme é tanto terrível quanto belo: um jogo de interesse humano e despertar político. Mas termina em uma mensagem de esperança: mostrando como os riscos para a nossa sobrevivência pode ser facilmente prevenidos por meio de abordagens sustentáveis, soluções que já estão sendo adotadas por algumas cidades e podem, de fato, colocar as populações no rumo certo para uma meta “Lixo Zero”.
O filme, que foi selecionado para o Festival de Cannes 2012, é reforçado por depoimentos de cientistas e de vítimas das consequências do lixo tóxico, e por números e estatísticas resultantes de anos de pesquisa da diretora.
Saiba mais em www.trashedfilm.com
publicado originalmente em: Portal EcoD
fonte: blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário