domingo, 6 de janeiro de 2013

Norma restringe uso de defensivo agrícola que afeta abelhas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicaram nesta sexta-feira (4) uma norma que restringe o uso de defensivos agrícolas com quatro tipos de ingredientes ativos.


O uso de agrotóxicos com imidacloprido, clotianidina, tiametoxan e fipronil está vetado durante o período da floração das culturas, independentemente da tecnologia utilizada. A única exceção é a safra 2012/13 de algodão.
Essas substâncias são inseticidas, e a decisão levou em consideração o efeito que essas substâncias provocam sobre as abelhas. Os insetos têm uma função importante na agricultura, pois espalham o pólen pelo campo, o que é essencial para a reprodução das plantas.
Para as demais épocas, a nova norma impõe uma série de especificações técnicas que os agricultores terão de seguir para usar os defensivos. Os produtores só poderão aplicá-los por via terrestre, exceto nas plantações de de algodão, soja, cana-de-açúcar, arroz e trigo, quando a forma terrestre for inviável. A regulamentação entrou em vigor já nesta sexta.
fonte: g1.globo.com/natureza/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário