sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Brasil é o quarto país que mais usa água na produção de bens, diz estudo

Produtores plantam milho para recuperar perda na safra de soja (Foto: Reprodução/TV Morena)

País cai para a 21ª posição com relação ao consumo interno por pessoa,
Agricultura seria responsável por 92% do gasto de água doce da Terra.


O Brasil é o quarto país que mais usa água na produção de bens agrícolas e industriais, segundo estudo publicado nesta segunda-feira (13) na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS). O país aparece atrás de China, Índia e EUA, que respondem por 38% do gasto mundial de água na produção de bens.

O estudo mediu a “pegada hídrica” do mundo, ou seja, o gasto de água de cada país na produção e no consumo de bens.
Para calcular o consumo, os pesquisadores também analisaram dados de comércio exterior. Assim, além do uso de água na agricultura brasileira, por exemplo, foram avaliadas as exportações agrícolas nacionais, que levariam consigo uma “exportação hídrica virtual”.
“O estudo mostra que diversos países dependem seriamente de recursos hídricos estrangeiros e que muitos têm impactos significativos no consumo de água e na poluição em outros lugares”, afirma a pesquisa.
Seguindo este raciocínio, o Brasil seria o quarto país que mais “exporta” água na forma de produtos. Novamente, ele aparece atrás de Estados Unidos, China e Índia. Juntos, os quatro países seriam responsáveis por mais da metade da exportação virtual de água do mundo.
Consumo de água por pessoa
Avaliando o consumo de água por pessoa, o Brasil cairia para a 21ª posição. Enquanto o gasto médio mundial per capita é de cerca de 3,8 mil litros por dia, o do brasileiro estaria em torno de 5,5 mil litros. Já o dos americanos seria de aproximadamente 7,8 mil litros. O cálculo leva em conta o gasto de água na produção do que consumimos.
O consumo de carne é o principal responsável pelo gasto de água por pessoa no país, seguido dos cereais e leite. Já na média mundial, os cereais aparecem na primeira posição (27% do gasto médio por pessoa), seguido por carne (22%). De acordo com a pesquisa, a agricultura seria responsável por 92% da pegada hídrica mundial.
Poluição
Os pesquisadores dividiram o uso de água em três categorias: verde, que representa a água da chuva; azul, relacionada à água do solo e água de superfície, como rios e córregos; e cinza, referente a volumes de água poluída. Segundo os cálculos do estudo, o gasto global de água por ano entre 1996 e 2005 foi de 9 trilhões de m³, sendo 74% verde, 11% azul e 15% cinza. A China seria responsável por 26% do gasto cinza mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário