sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Nações Comprometer-se a Escala de Sustentabilidade Ambiental do PNUMA no ano do 40 º Aniversário
Nações Comprometer-se a Escala de Sustentabilidade Ambiental do PNUMA no ano do 40 º Aniversário

Resumo para os Decisores Políticos do Global Environment Outlook-5 Urgência Spurs de Ação 
Presidente da 12 ª Sessão Especial de Administração do PNUA Forum Conselho do Ambiente / Global Ministerial diz "O tempo não está do nosso lado" 
Nairobi, 22 de fevereiro de 2012-O ministros mundo ambiente terminou sua reunião anual, comprometendo-se fazer a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável 2012, um sucesso. 
Em um comunicado, emitido por ocasião do 40 º aniversário do PNUMA, ministros e representantes de cerca de 150 países descreveram a conferência, conhecida como Rio +20 como " uma oportunidade única para enfrentar os desafios econômicos, sociais e ambientais no contexto do desenvolvimento sustentável ". 
A declaração sublinha a preocupação dos ministros do mundo ambiente "sobre a continuação da degradação ambiental" a ser testemunhado em todo o mundo. 
Segue-se a apresentação aos delegados de os resultados de síntese para formuladores de políticas do meio ambiente global UNEP Outlook-5 antes do lançamento do relatório completo, em junho e em torno Dia Mundial do Meio Ambiente 2012. 
O GEO-5 é sublinhando que muitos dos desafios ambientais vislumbradas em 1992 na Terra do Rio Cúpula estão rapidamente se tornando realidade das alterações climáticas, a perda de biodiversidade e as pescas ao desmatamento e ao declínio nos solos produtivos e saudáveis. 
A UNEP 40 º aniversário declaração ministerial obriga "a fazer Rio +20 um sucesso e desenvolvimento de acções concretas para enfrentar a pressão ambiental problemas que enfrentamos como comunidade global dentro do contexto do desenvolvimento sustentável ". 
Economia Verde 
Presidente do Conselho de Administração do PNUA Federico Ramos de Armas, Secretário de Estado do Ministério do Meio Ambiente da Espanha, também resumiu três dias de debates e discussões sobre o temas de Rio +20- uma economia verde no contexto do desenvolvimento ea erradicação da pobreza sustentável e um quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. 
Ele disse que a economia verde foi visto como uma ferramenta ou um caminho para alcançar o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza e trabalho decente criação ", aumentando a eficiência dos recursos, apoiar a mudança para o consumo sustentável e os padrões de produção e facilitar o desenvolvimento de baixo carbono". 
O presidente também salientou o fato de que ainda havia muitos desafios para perceber que a economia, especialmente nos países em desenvolvimento no que diz respeito à necessária capacidade financeira, e acesso a tecnologias relevantes. 
Ele cita preocupações de alguns países que não havia risco de que uma Economia Verde também pode levar ao protecionismo comercial e sinalizou que era vital que um maior engajamento em todos os sectores da sociedade e entre os países seria importante para abordar estas riscos. 
No entanto, o Presidente manifestou a opinião da grande maioria das nações em termos de apoio para a Economia Verde por causa de suas potenciais oportunidades para integrar as dimensões social, ambiental e econômica do desenvolvimento sustentável. 
"Muitas das atividades sob a Economia Verde abordagem pode proporcionar novas oportunidades para que as mulheres tornam-se atores-chave na economia local, especialmente nos setores de gestão de energia, terra e água ", disse o presidente. 
Quadro Institucional para o Desenvolvimento Sustentável 
resumo do presidente reflete também a opinião dos ministros e delegados responsáveis ​​pela o ambiente na questão da governança ambiental internacional (IEG), como parte do amplo desafio de reformar o Quadro Institucional para o Desenvolvimento Sustentável. 
"Embora reconhecendo a contribuição do PNUA para o desenvolvimento sustentável, há um apoio esmagador que a mudança urgente é necessária para o sistema atual, ", disse. 
Havia também um elevado nível de apoio para reforçar o mandato do PNUMA, autoridade e recursos financeiros. 
Mais de 100 países, incluindo membros da União Africano e da União Europeia, também apoiou uma reclassificação do PNUA para uma agência especializada da das Nações Unidas como parte dos resultados Rio +20. 
Os delegados também apoiou uma maior participação dos grandes grupos e as partes interessadas, incluindo as autoridades locais e regionais, mulheres, povos indígenas, dos jovens e do setor privado em eventuais novos arranjos institucionais. 
Sr. Ramos de Armas, disse em seu fechar discurso ao Conselho Directivo: "O tempo não está do nosso lado Rio +20 deve tomar medidas rápidas e imediatas para responder à crise ambiental atual delegados destacaram deve haver uma decisão clara sobre o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável e ambiental internacional.. governança ". 
Achim Steiner, Sub-Secretário Geral e Diretor Executivo do PNUMA, disse: "Os ministros responsáveis ​​pelo meio ambiente do mundo enviou um sinal claro para a cúpula Rio +20, ou seja que tem de haver um foco urgente em intensificando a implementação de desenvolvimento sustentável e que ousadas, decisões transformadoras devem ser tomadas no prazo de quatro meses no Brasil ". 
"Os três receber mensagens casa deste Conselho, o último encontro mundial de ministros do mundo ambiente, são estes. O conhecimento científico sobre o que está acontecendo com o planeta como um resultado de caminhos de desenvolvimento do passado e do presente é muito mais clara e mais sóbria do que há 20 anos e dois há um apoio esmagador para uma transição para uma economia global ao longo das vias propostas no relatório do PNUMA Economia Verde, a fim para que possa entregar positivos resultados sociais e ambientais em todas as nações ", disse ele. 
"reformas incrementais terceiro lugar da arquitetura atual e mecanismos de gestão do planeta Terra está levando sete bilião por um caminho insustentável e muito incerto o futuro é hora de implementar as decisões e rumos da Cúpula da Terra do Rio de 1992 a fim de que esta geração de líderes mundiais e ministros podem cumprir as promessas ea visão de uma geração anterior ", disse Steiner. 
No final do Conselho do BCE, os governos também tomou várias decisões sobre questões específicas que vão desde a melhor forma de colmatar as lacunas de dados ambientais no mundo e produtos químicos de financiamento para um programa de Dez Anos em Consumo e Produção Sustentáveis. 
A lista completa das decisões estarão disponíveis aqui http://www.unep.org/gc / gcss-xii / 
Notas aos Editores 
A Sessão Especial 12 do Conselho de Administração do PNUMA / Fórum Ministerial Mundial teve lugar entre 20 e 22 de Fevereiro 
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável 2012 (Rio +20) http://www.uncsd2012.org/~~V rio20/index.html 
UNEP Green Economy Initiative www.unep.org / greeneconomy 
http://www.unep.org/geo/ GEO-5 
Para mais informações contacte Nick Nuttall, porta-voz do PNUMA, pelo Tel: +254 733 632755, e-mail: nick.nuttall @ unep.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário