quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Engenheiro desenvolve tecnologia de uso racional de água em edificações


agua.jpg
Reaproveitar é uma das soluções para o risco da falta de água no planeta/Foto:Guadalupe Cervilla


O crescente risco da falta da água no planeta torna importante a busca de soluções para o reaproveitamento desse recurso. Pensando nisso Ricardo Franci, engenheiro e professor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenou a pesquisa "O uso racional da água em edificações", que promoveu a criação de uma tecnologia para o reuso das águas em prédios comerciais e residenciais por meio do tratamento e controle de poluição.

A publicação foi um produto da Rede de Pesquisa sobre o tema "Tecnologias de Segregação e Tratamento de Esgotos Domésticos na Origem Visando a Redução de Consumo de Água e da Infra-Estrutura de Coleta, Especialmente nas Periferias Urbanas" do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico (Prosab).
Franci começou a utilizar a tecnologia quando fundou a Fluir Engenharia Ambiental, localizada em Vila Velha, Espírito Santo. "Já implantamos o nosso sistema em 15 edificações. A economia chega a 30% em prédios residenciais e a 50%, em comerciais", afirmou ao Sebrae.
A tecnologia funciona por meio da água da chuva ou consumida em chuveiros, pias, tanques e lavatórios que é canalizada para um tanque localizado no subsolo do prédio e depois bombeada para uma estação de tratamento na cobertura. Após ser tratada, a água é reutilizada nas descargas sanitárias, jardinagem, lavagens de carros e limpeza dependências do edifício.
"Atualmente, no Brasil, são 19 regiões metropolitanas sob estresse hídrico, ou seja, falta de água nas grandes áreas urbanas. Por isso, nosso projeto de sustentabilidade tem feito tanto sucesso e já representa cerca de 40% dos negócios de nossa empresa. É nosso carro-chefe", revelou Franci.
De acordo com o engenheiro, as ideias amadureceram depois que ele concluiu o doutorado na França. "Lá, trabalhei com sistemas de esgoto, tema que me fez desenvolver conceitos voltados para a nossa realidade. Hoje, temos mais tecnologia na reutilização da água que os europeus", apontou.


fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/fevereiro/engenheiro-desenvolve-tecnologia-de-uso-racional

Nenhum comentário:

Postar um comentário