quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


CAATINGA: um bioma exclusivamente brasileiro
A Caatinga é o bioma pertencente ao Nordeste brasileiro. Ao todo são 826.411 mil km2, o que representa 10% do território nacional e 70% da região nordeste. Seu patrimônio biológico é único, não sendo encontrado em nenhuma outra região do planeta.

Área de Caatinga florestada
Distribuição geográfica
Biodiversidade da Caatinga
Durante muito tempo, a Caatinga foi considerada pobre em biodiversidade e sua riqueza subestimada, o que a levou a ser o bioma menos conhecido do país e o menos valorizado. Hoje, sabe-se que é região semiárida mais rica em fauna e flora do mundo e que contêm um número elevado de endemismos, ou seja, de espécies que não são encontradas em nenhuma outra parte do mundo.
Por esse fato, recentemente a Caatinga foi reconhecida como uma das 37 grandes regiões naturais do planeta, conforme a Conservation Internacional, ao lado da Amazônia e Pantanal, que devem ser conservadas e protegidas.
Distribuída por 9 estados da federação: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e norte de Minas Gerais, a caatinga está sob a influência do clima semiárido, que possui precipitação média de 800 mm por ano, concentrada em 3 a 5 meses do ano (chamada de estação chuvosa), ficando o restante dos meses sem chuvas (período seco). A temperatura é elevada variando entre 25 a 30°C em média. A maioria dos rios é intermitente, ou seja, só possuem água corrente no período das chuvas, tendo seu curso interrompido durante a seca.
Há na Caatinga:
• 932 espécies de vegetais, sendo 340 endêmicas;
• 143 mamíferos, sendo 10 espécies endêmicas;
• 510 espécies de aves, das quais 15 são endêmicas;
• 240 espécies de peixes, porém que pouco se conhece sobre eles;
• 116 espécies de répteis – 47 de lagartos, 52 de serpentes, 4 de quelônios, 3 crocodilianos e 10 anfisbenídeos (cobras-cegas);
• 51 espécies de anfíbios – 48 anuros (sapos, rãs e pererecas) e 3 de gimnofionas (cecílias);
• 94 espécies de abelhas;
• 61 espécies de formigas;
• 93 espécies de aranhas;
• 42 famílias de besouros.
Total de 2.240 espécies catalogadas até o momento.
Mapa do Desmatamento da Caatinga até 2009
Fragilidades
Apresar da rica biodiversidade comprovada, a Caatinga sofre muitas ameaças. A pressão populacional é grande, sendo uma das regiões semiáridas mais populosas do mundo, os habitantes da caatinga (cerca de 28 milhões) dependem dos recursos naturais para abastecimento de água, regulação do clima, fertilidade do solo, entre outros serviços ambientais.
As drásticas modificações sofridas pela Caatinga decorrem desde o período colonial, onde o homem estabeleceu um relação de exploração, com a extração irracional da cobertura vegetal. Sabe-se que mais de 43% da área de Caatinga foi desmatada até 2009, segundo dados do Relatório do Monitoramento do Desmatamento do Bioma
Mais de 43% da cobertura original da caatinga já foi transformada, principalmente em lenha e carvão, e em áreas limpas para agricultura e pecuária.
Caatinga (IBAMA/MMA, 2011). Além de tornar o bioma um dos mais alterados do país, aumenta a sua vulnerabilidade às mudanças climáticas e aos processos de desertificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário