sexta-feira, 9 de março de 2012


7 formas de perder peso com consciência ambiental

Por Andrea Mieko | Publicado originalmente no Greenstyle
Se entrar em forma ficou como meta pra 2012, não deixe de conferir estas dicas que formulamos com base em texto publicado no site TreeHugger. Agora, você vai descobrir como perder peso sem precisar entrar numa academia e sem deixar de lado sua preocupação com o meio ambiente!

1. Dirija menos

Todo mundo sabe que deixar o carro na garagem é ótimo para o meio ambiente. Mas que tal começar a ver isso como um benefício para você mesmo? Comece fazendo pequenos trajetos a pé ou de bicicleta, até se sentir motivado a fazer deslocamentos maiores sem depender do motor do seu veículo. Transforme isso em um hábito e logo você vai ver diferença no seu corpo ao mesmo tempo em que diminui sua pegada de carbono individual, seja para ir à padaria ou para visitar amigos ou parentes. Caminhe mais.

2. Deixe seu prato mais verde

Faça refeições ricas em frutas, legumes e vegetais e substitua a carne por alimentos menos calóricos como o feijão e a soja. Dessa forma, além de manter uma dieta balanceada, você estará reduzindo seus gastos mensais e diminuindo suas emissões de gases do efeito estufa relacionadas à pecuária. Se você acha que essa tarefa vai ser difícil, experimente receitas com novos ingredientes, como lasanhas de berinjela e nhoques de abóbora. E se você é do tipo que não consegue viver sem consumir carne, pelo menos tente diminuir a frequência em que ela aparece no seu prato. A digestão é difícil e seu organismo vai responder bem.

3. Incentive a agricultura local

Uma boa forma de ficar motivado a se alimentar melhor é participar do plantio e colheita de pequenas hortas e jardins na sua cidade. Se você não se vê fazendo isso, procure incentivar os pequenos agricultores locais comprando frutas, legumes e verduras cultivadas próximas a seu bairro, que dispensam o uso de caminhões grandes para o transporte. Além de serem mais frescos, geralmente são mais ricos em nutrientes e menos contaminados com agrotóxicos.

4. Seja voluntário em uma atividade ao ar livre

Fazer atividades ao ar livre é sempre mais agradável e menos poluente. Se você tem um tempinho de folga nos finais de semana, aproveite sua disposição para realizar trabalhos voluntários de preservação da natureza. Em vez de ficar em casa vendo televisão, você estará queimando calorias com atividades que vão contribuir para a sua cidade se tornar um ambiente mais natural e mais preservado.

5. Beba menos calorias

Todos os vegetais do mundo não serão suficientes para reduzir seu peso se você estiver bebendo litros de calorias em sucos com açúcar, refrigerantes e café. Sempre dê preferência a sucos caseiros feitos com a fruta natural. Além disso, as bebidas industrializadas também contribuem para sua pegada de carbono já que consomem energia e diversos recursos naturais na produção, sem falar nas embalagens que viram lixo depois do consumo. Por isso, comprar água de garrafa não faz sentido se você tiver um filtro na sua casa ou no seu trabalho, por exemplo. Mude seus hábitos.

6. Planeje uma horta caseira

Para ter um jardim ou horta caseira você não precisa gastar muito, nem ter muito espaço. Como já mostramos aqui no Greenstyle, você pode reaproveitar latas e recipientes como vasos e até mesmo usar garrafas pet para construir uma horta vertical. Com essas duas ideias você pode plantar desde plantas frutíferas até temperos para deixar suas refeições mais saborosas.

7. Fique mais em contato com a natureza

Faça tudo o que você puder ao ar livre. Desde praticar yoga até brincar com o seu cachorro. Quando estamos dentro de um ambiente fechado, sempre acabamos consumindo energia elétrica seja para manter ligadas as luzes, a TV ou o ventilador. Se você frequenta uma academia, por que não passa a fazer os exercícios aeróbicos na praia, no parque ou em uma rua tranquila? Além de fazer seus treinos respirando o ar puro, isso vai desenvolver ainda mais o seu amor pela natureza. E provavelmente vai fazer novos amigos.

Artigo publicado originalmente no Greenstyle

Nenhum comentário:

Postar um comentário