segunda-feira, 12 de março de 2012


Tecnologia pode substituir luz do sol em plantações

Segundo a PlanLab, as plantas, ao que parece, não são tão dependentes da utilização do sol para a fotossíntese e ficam muito bem com 90% menos água. | Foto: Divulgação
Uma empresa sediada na Holanda, chamada PlantLab, desenvolveu um método para crescer plantas indoor usando uma luz rosa-roxo feita por uma combinação de luzes LED vermelha e azul, em vez da luz solar.

Significativamente, para um futuro sustentável isto significa que podemos aumentar as plantações com 90% menos água. O fato é relevante, pois a agricultura é a atividade que usa a maior parte da água em todo o mundo.
Em nenhum outro lugar esta necessidade de gerir com menos água é mais crucial do que nos países do Oriente Médio e África - da Arábia Saudita e Israel, para o Iêmen e Sudão - que já enfrentam a ameaça de escassez de água.
A PlantLab inventou uma maneira de cultivar plantas indoor sob as luzes LED, com toda a água utilizada na rega (gotejamento lento), sendo coletadas e recicladas no ambiente interno para reutilização. Segundo eles, as plantas, ao que parece, não são tão dependentes da utilização do sol para a fotossíntese e ficam muito bem com 90% menos água.
Computadores capturam mais de 160 mil relatórios por segundo para determinar a quantidade exata, ciclo, e espectro da luz que é ideal para a planta, assim como a água, para que nenhum recurso seja desperdiçado e a planta não fique desnutrida nem superexposta.
As plantas convertem a luz do sol em energia através do processo de fotossíntese. Mas, só precisam de algumas partes do espectro de cores do sol. Os LEDs azul e vermelho podem fornecer a luz que a planta necessita, tornando o processo mais eficiente e fazendo crescer uma planta mais forte e mais saudável.
Os LEDs e as fazendas interiores climatizadas consomem menos energia, água e espaço do que a agricultura tradicional. O processo também reduz a imprevisibilidade do fornecimento de alimentos. Fazendas interiores não estão à mercê das secas, chuvas torrenciais, geadas inesperadas, e pragas. Elas reduzem o perigo de escassez de alimentos e resíduos.
Tradicionalmente, a maior parte da agricultura tem sido limitada a grandes áreas de terra com solo rico, pragas controláveis​​, e um clima previsível, mas mesmo sob condições ótimas, os métodos tradicionais de agricultura drenam nosso abastecimento de água, exigem recursos intensivos, e produzem uma cultura dependente de um clima não confiável.
Quando as plantas são cultivadas em locais controlados, longe das pragas, não existe a necessidade de pesticidas. Esses argumentos levam a empresa holandesa a acreditar que devemos repensar a produção de alimentos para sobreviver. "A fim de manter um planeta que vale a pena viver, temos que mudar nossos métodos", diz Gertjan Meeuws, engenheiro da PlantLab em entrevista à Associated Press. Com informações do GP.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário