sábado, 10 de março de 2012


Abelhas gostam de fortes emoções


Você gosta de aventuras e de fortes emoções? As abelhas também! Pois é, a colmeia não é formada apenas por abelhas trabalhadoras, dispostas a servir à rainha o tempo todo.

Segundo pesquisa publicada na revista científica Science, insetos também têm personalidade. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA. Eles verificaram que o desejo e a disposição de cumprir tarefas específicas variava entre as abelhas.
Os cientistas descobriram que elas gostam de novidades. Parece que elas diferem no desejo de executar tarefas específicas. Por isso, de vez em quando procuram por novos abrigos e fazem trajetos mais longos e mais afastados da colmeia em busca de alimentos.
A pesquisa também percebeu que quando a colmeia cresce mais do que o suportado, algumas abelhas – menos de 5% – saem em busca de um novo lar. Isso também mostra que elas são mais propensas a serem caçadoras de alimento longe de casa.
Por ter essa diferença de personalidade, as abelhas foram divididas pelos pesquisadores em grupos. As que buscam por alimentos longe da colmeia ou saem em busca de uma nova casa são as escoteiras ou exploradoras. Há também as mais caseiras, mais obedientes, que gostam de cuidar dos filhotes e que não curtem o estilo de vida aventureiro das colegas de colmeia.
Nos seres humanos, a busca por novidades é uma característica da personalidade. Por isso, os cientistas começam a acreditar que os mesmos caminhos moleculares têm sido usados na evolução para dar origem a diferenças individuais em busca de novidades. Nos homens, essas moléculas se relacionam com a sensação de satisfação e também de dependência.
Crédito da imagem: Todd Huffman/Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário