A sustentabilidade aplicada ao dia a dia
Ministério do Meio Ambiente lança a primeira edição de seus "Cadernos de Consumo Sustentável" voltados à conscientização do consumidor.
Com vistas a esse objetivo, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) vem desenvolvendo uma série de iniciativas que visam despertar a atenção do brasileiro para os resultados de suas decisões como consumidor. Entre essas iniciativas, estão os "Cadernos de Consumo Sustentável", cuja primeira edição, elaborada em parceria com o Cempre, foi lançada durante o VII Recicle Cempre, no dia 10 de novembro, em São Paulo.
"Os Cadernos são uma forma de transmitir informações a respeito do que é consumo sustentável, pois nem sempre as pessoas têm uma dimensão clara de sua abrangência. Queremos reforçar que o consumo consciente é parte do consumo sustentável. O primeiro diz respeito a escolhas individuais e imediatas na hora da compra, e o segundoé mais amplo, implicando uma mudança de comportamento e de hábitos que leva em conta a coletividade e o planeta, unindo aspectos econômicos, sociais e ambientais", explica Fernanda Daltro, gerente do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA.
Na elaboração dos Cadernos, a grande meta do Ministério é traduzir, de forma prática, o conceito de sustentabilidade para que as pessoas possam identificar sua aplicabilidade no cotidiano. Para dar conta desse desafio, o MMA selecionou parceiros especialistas para contribuir na produção do conteúdo. "A escolha do Cempre para a primeira edição se deu em função de seu papel fundamental em relação ao tema da reciclagem, unindo ao diálogo com as empresas seu compromisso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua visão da questão social, com a inclusão do catador, que deve fazer parte das discussões sobre o tema", destaca Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério.
Ministério do Meio Ambiente lança a primeira edição de seus "Cadernos de Consumo Sustentável" voltados à conscientização do consumidor.
O atual cenário de crescimento da economia nacional, com a ascensão social de uma parcela significativa da população, demanda uma ação afirmativa no sentido de ajudar o cidadão a fazer escolhas mais sustentáveis na hora de consumir.
Com vistas a esse objetivo, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) vem desenvolvendo uma série de iniciativas que visam despertar a atenção do brasileiro para os resultados de suas decisões como consumidor. Entre essas iniciativas, estão os "Cadernos de Consumo Sustentável", cuja primeira edição, elaborada em parceria com o Cempre, foi lançada durante o VII Recicle Cempre, no dia 10 de novembro, em São Paulo.
"Os Cadernos são uma forma de transmitir informações a respeito do que é consumo sustentável, pois nem sempre as pessoas têm uma dimensão clara de sua abrangência. Queremos reforçar que o consumo consciente é parte do consumo sustentável. O primeiro diz respeito a escolhas individuais e imediatas na hora da compra, e o segundoé mais amplo, implicando uma mudança de comportamento e de hábitos que leva em conta a coletividade e o planeta, unindo aspectos econômicos, sociais e ambientais", explica Fernanda Daltro, gerente do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA.
Na elaboração dos Cadernos, a grande meta do Ministério é traduzir, de forma prática, o conceito de sustentabilidade para que as pessoas possam identificar sua aplicabilidade no cotidiano. Para dar conta desse desafio, o MMA selecionou parceiros especialistas para contribuir na produção do conteúdo. "A escolha do Cempre para a primeira edição se deu em função de seu papel fundamental em relação ao tema da reciclagem, unindo ao diálogo com as empresas seu compromisso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua visão da questão social, com a inclusão do catador, que deve fazer parte das discussões sobre o tema", destaca Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério.
A cada quatro meses
Para Victor Bicca, presidente do Cempre, o convite representa um importante reconhecimento do empenho da entidade na discussão da Política e, agora, para torná-la realidade. "A inserção do consumidor é também indispensável para a concretização da responsabilidade compartilhada a partir da participação do governo, das empresas, das cooperativas de catadores e da sociedade como um todo."
Por esse motivo, o público-alvo dos Cadernos é a sociedade em geral, com destaque para os consumidores e todos que tenham interesse em trabalhar o conteúdo do material como escolas, universidades e associações. "Nossa proposta é produzir um Caderno a cada quatro meses, sempre com o apoio de um parceiro especializado no assunto para unir esforços e oferecer um material de primeira qualidade, simples e atraente. Como os aspectos são infinitos, não temos um horizonte predeterminado para a conclusão da série", conta Fernanda Daltro. Os próximos temas previstos são: Criança e Consumo (com o Instituto Alana) e Consumo e Água (com a Agência Nacional de Águas).
"Nossa missão no Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis é, por um lado, fomentar o mercado a fim de expandir a produção de bens mais sustentáveis a preços acessíveis e, por outro, sensibilizar o consumidor para que ele exerça sua cidadania na hora de definir suas escolhas", comenta Fernanda Daltro. "Se conseguirmos despertar o cidadão para esses aspectos, teremos um grande aliado para promover o consumo sustentável de maneira efetiva."
Por esse motivo, o público-alvo dos Cadernos é a sociedade em geral, com destaque para os consumidores e todos que tenham interesse em trabalhar o conteúdo do material como escolas, universidades e associações. "Nossa proposta é produzir um Caderno a cada quatro meses, sempre com o apoio de um parceiro especializado no assunto para unir esforços e oferecer um material de primeira qualidade, simples e atraente. Como os aspectos são infinitos, não temos um horizonte predeterminado para a conclusão da série", conta Fernanda Daltro. Os próximos temas previstos são: Criança e Consumo (com o Instituto Alana) e Consumo e Água (com a Agência Nacional de Águas).
"Nossa missão no Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis é, por um lado, fomentar o mercado a fim de expandir a produção de bens mais sustentáveis a preços acessíveis e, por outro, sensibilizar o consumidor para que ele exerça sua cidadania na hora de definir suas escolhas", comenta Fernanda Daltro. "Se conseguirmos despertar o cidadão para esses aspectos, teremos um grande aliado para promover o consumo sustentável de maneira efetiva."
Para saber mais: www.mma.gov.br/consumosustentavel
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