domingo, 4 de março de 2012


Quer ficar mais inteligente? Cheire alecrim

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)
Você conhece o alecrim, aquela plantinha aromática muito usada na culinária? Além de dar um toque especial a várias receitas, o alecrim também é conhecido por suas várias propriedades medicinais.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, resolveu estudar as propriedades desta planta medicinal mais profundamente e, recentemente, conseguiram demonstrar que um componente do alecrim está relacionado à melhora no desempenho cognitivo. Ou seja, ao desempenho relacionado à memória, ao raciocínio, à criatividade, à atenção, à percepção e à resolução de problemas.
Os pesquisadores trabalharam com um grupo de 20 pessoas, que foram expostas a diferentes níveis de aroma de alecrim. Depois de realizar exames de sangue para avaliar a quantidade de 1,8-cineol — um dos componentes químicos encontrados na planta — presente na corrente sanguínea, os participantes realizaram testes de rapidez e precisão, além de ter seus humores avaliados, para determinar quais eram os efeitos do alecrim.
Os resultados demonstraram que, quanto maior a concentração de 1,8-cineol no sangue dos indivíduos, melhor foi o seu desempenho cognitivo nos testes. A pesquisa também demonstrou um efeito positivo no humor, embora o resultado tenha sido mais tímido nesse aspecto.
Ainda não se sabe se o uso alecrim realmente vai fazer com que o seu QI aumente, mas não custa nada ter uma plantinha dessas em casa, não é mesmo?


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/19983-quer-ficar-mais-inteligente-cheire-alecrim.htm#ixzz1ntyHWfqb

Nenhum comentário:

Postar um comentário