domingo, 4 de março de 2012

Governo reconhece as melhores ações sustentáveis municipais
Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre é considerada uma das mais arborizadas do mundo l Foto: Ricardo Stricher/PMPA

O Ministério do Meio Ambiente irá premiar as melhores ações ambientais colocadas em prática nos municípios brasileiros. Além de reconhecer os trabalhos voltados à sustentabilidade, o concurso tem como objetivo promover a troca de experiências entre as cidades.
Os trabalhos inscritos devem ter sido implantados, com retornos positivos dentro dos seguintes eixos temáticos: Áreas Verdes Urbanas ou Gestão de Áreas de Preservação Permanente em meio urbano; manejo das águas no contexto urbano; prevenção de desastre em áreas urbanas; construção sustentável; mobilidade sustentável ou qualidade do ar; resíduos sólidos urbanos; áreas contaminadas ou prevenção de acidentes com substâncias perigosas nas cidades; fortalecimento institucional, planejamento e gestão ambiental urbana.
A proposta, realizada por intermédio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, é utilizar as ações bem sucedidas como exemplo para outras cidades, proporcionando a troca de conhecimentos e planejamento, por um desenvolvimento mais sustentável. Por isso, os projetos só serão inscritos pelas autoridades municipais, que receberão a premiação em 29 de março.
Esta é a segunda edição do prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental e Urbana, que foi anunciado no início de fevereiro e mantém as inscrições abertas até o dia 16 de março, conforme indicado na Chamada Pública divulgada no Diário Oficial.
O concurso inclui a divulgação dos trabalhos vencedores durante a Conferência da ONU, Rio+20, que concentrará autoridades do mundo inteiro, dispostas a discutir maneiras de aplicar a sustentabilidade por um planeta melhor. A reunião será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário