quinta-feira, 12 de julho de 2012


5 maneiras de reaproveitar garrafas de vidro na decoração

As garrafas de vidro usadas podem se transformar em objetos de decoração. As cinco dicas que seguem são sugestões publicadas no site Dornob, especializado em design, e podem ser feitas com utensílios simples.

Tocha
A primeira dica consiste em transformar a garrafa vazia em uma tocha. Para isso será necessário um cordão, que também pode ser feito com restos de jeans, um feixe de cobre e fita veda rosca. O ideal é que o feixe seja um pouco menor que a boca da garrafa, assim a fita será usada para encaixá-lo perfeitamente na borda, evitando o vazamento do líquido combustível. O cordão também deve ficar na grossura do feixe, para evitar que ele caia na garrafa. Feito isto, basta acrescentar o querosene como combustível e a tocha estará pronta para o uso.
Caso a intenção seja anexá-la à parede, muro ou portão será necessário utilizar um suporte fixo, que deve ser preso próximo à boca da garrafa.
Fotos: Design Sponge    
Abajures
O tamanho das garrafas é ideal para servir como suporte para abajures. Para isso é necessário um bocal, na medida do gargalo da garrafa, equipado com um fio que já tenha um plugue embutido. Neste caso, também é importante cortar o fundo da garrafa para a saída dos fios. A cúpula do abajur deve variar de acordo com o gosto do usuário. Use lâmpadas fluorescentes para reduzir o consumo de energia.
Fotos: Maison Martin Margiela      
Enfeites luminosos
Esta é a dica mais simples de ser feita. Basta escolher as garrafas preferidas e colocar pequenas lâmpadas natalinas dentro delas. A iluminação será diferente das tradicionais por refletir as cores das garrafas. Nestes casos, os colecionadores e grandes apreciadores de vinhos podem manter os rótulos nas garrafas, como recordação das bebidas apreciadas.
Fotos: vidasustentavel.net    
Copos ou Portas-Treco
As garrafas de vidro podem ser cortadas em tamanhos distintos (veja como no vídeo abaixo). A diversidade de cores das garrafas dá um toque especial nesses acessórios. Os recipientes, resultantes do corte da garrafa, podem ser usados como copos, portas-treco ou ainda como suporte para velas. Para enfeitá-los a sugestão é o uso de adesivos diferentes, com mensagens ou números.
Fotos: Curbily    
Luminárias
Garrafas de vidro podem servir como ótimas luminárias. Esta ideia é um pouco mais complexa e necessita de mais preparo e estrutura. No entanto, é possível replicá-la em qualquer residência. Novamente é necessário cortar o fundo das garrafas e quanto maior for a diversidade de formatos e tipos, mais interessante a decoração ficará.
Após cortar as garrafas (veja como no vídeo abaixo) é necessário utilizar cordões resistentes para fixá-las ao teto ou a um painel. Por necessitar de diferentes saídas de energia, é bem possível que você precise da ajuda de um eletricista, para garantir o funcionamento ideal da luminária.
Fotos: Oregon Live    
Existem muitas técnicas para cortar garrafas de vidro, no vídeo abaixo apresentamos uma maneira prática e segura de fazer isso.






fonte: www.ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário