terça-feira, 3 de julho de 2012


Fortaleza recebe projeto itinerante da ONG SOS Mata Atlântica


Nesta terça-feira (03), Fortaleza receberá o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, da SOS Mata Atlântica. A mostra conta com dois caminhões adaptados para atividades de educação ambiental e uma tenda, de 150 m², com uma exposição chamada “Nosso verde também depende do azul”, que apresenta um panorama geral sobre a zona costeira e os ecossistemas marinhos.

O evento acontecerá no estacionamento da Av. Barão de Studart, esquina com a Av. Beira Mar, no Bairro Meirelles, até o dia 15 de julho, onde serão realizadas atividades e atrações gratuitas com o público de todas as idades. O horário de funcionamento é das 10h às 17h. Durante a visita, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais vão promover palestras, oficinas, apresentações teatrais, jogos educativos, debates, exposições, entre outras.
O público poderá conferir também o novo cenário interativo, com mesa multi-touch, iPADs e outros equipamentos audiovisuais para exibição de vídeos e desenhos com temática socioambiental. Um dos caminhões conta ainda com um espaço fechado, com cadeiras, projetor e sistema de sonorização, para se aproximar do ambiente de uma sala de aula.
Nova fase
O projeto itinerante já visitou 90 cidades brasileiras com o objetivo de levar informações sobre o bioma mais ameaçado do país, a Mata Atlântica. Fortaleza, que já recebeu a exposição em 2010, volta a recebê-lo agora, totalmente reformulado no seu quarto ciclo anual. Nesta nova fase, serão visitadas 14 cidades litorâneas, localizadas nos seguintes Estados: RJ, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, SC e SP.
O quarto ciclo do projeto tem como tema a região costeira e os ambientes marinhos e vai mostrar a importância do mar para a conservação das nossas florestas. “Vamos apresentar às pessoas como o mar e o nosso litoral influencia diretamente as nossas vidas. Temos 8 mil quilômetros de costa e não podemos mais agredi-la, pois estaremos comprometendo e desperdiçando recursos naturais de extrema importância para o desenvolvimento da vida no nosso planeta”, destaca Romilda Roncatti, coordenadora do projeto.
De acordo com a coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, a população e os órgãos públicos têm tanta responsabilidade com o cuidado do mar quanto com o cuidado dos rios. “Estamos agredindo o mar e retirando o que ele oferece de bom de maneira predatória para nosso uso”, diz ela.
Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas. Os caminhões contam, ainda, com estruturas próprias para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, é preciso entrar em contato pelo e-mail itinerante@sosma.org.br ou monitora@sosma.org.br
Saiba mais em www.sosma.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário