segunda-feira, 23 de julho de 2012


Pesquisa aponta influência das mudanças climáticas em eventos extremos de 2011

“Todo evento climático que acontece atualmente se dá em um contexto de uma mudança ambiental global.” | Foto:Pata.org

A coletânea de estudos “Explicando Eventos Extremos de 2011 a partir de uma Perspectiva Climática”, recém divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), mostra como o aquecimento global pode ter influenciado eventos climáticos que marcaram o último ano.

O trabalho é a junção de uma série de estudos feitos pelo NOAA, pelo Serviço Meteorológico Britânico (Met Office) e por centros de pesquisas em diferentes universidades. Boa parte dos eventos analisados teve causa atribuída à ação humana. Em outros casos, os especialistas garantem que a situação anormal é fruto da junção de causas naturais.
“Esta pesquisa aumenta as fronteiras da atribuição científica ao quantificar, em um período tão curto após os eventos climáticos em questão, como as mudanças climáticas têm alterado as probabilidades da ocorrência destes fenômenos”, explicou Peter Stott, chefe de monitoramento climático do Met Office.
As altas temperaturas registradas no Reino Unido, em 2011, fazem parte dos eventos atribuídos às ações humanas. Para os especialistas, as mudanças climáticas aumentaram em 60 vezes as chances desta ocorrência, que culminou na segunda temperatura mais alta entre as já registradas desde 1659.
A onda de calor, que atingiu também o Texas e resultou em seca e prejuízos à agricultura, teve suas chances aumentadas em 20 vezes, graças ao aquecimento global. Por outro lado, os cientistas colocam as enchentes ocorridas na Tailândia como fruto da ação humana, mas não em relação às temperaturas. As mudanças feitas nos rios são apontadas pelos pesquisadores como a principal causa para o evento extremo, associado à grande incidência de chuvas na região.
No entanto, os argumentos ainda são polêmicos. Martin Hoerling, da NOAA, criticou a rapidez com que os estudos foram produzidos e argumentou que é preciso ter cuidado com as respostas dadas, para que haja total credibilidade. Em contrapartida, Katryn D. Sullivan, administradora do NOAA, disse que “todo evento climático que acontece atualmente se dá em um contexto de uma mudança ambiental global”.
fonte: http://www.ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário