domingo, 1 de julho de 2012


Emissões globais de carbono estariam ainda maiores do que o estimado

Autor: Fabiano Ávila   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil

Os dados referentes às emissões mundiais do setor de energia em 2010, último ano com números consolidados, já eram ruins, com aAgência Internacional de Energia (AIE) estimando que 30,6 gigatoneladas (Gt) de gases do efeito estufa haviam sido liberados na atmosfera, um recorde histórico. 


Agora, a Administração de Informação sobre Energia dos Estados Unidos (EIA, em inglês) divulgou que as emissões teriam sido ainda maiores, alcançando as 31,8 Gt. Trata-se de um aumento de 48% em relação aos dados de 1992, quando foi realizada a Eco92 no Rio de Janeiro.
De acordo a EIA, as emissões norte-americanas voltaram a crescer, depois de uma breve queda entre 2008 e 2009 por causa da crise financeira. Os EUA teriam sido responsáveis por liberar 5,6 Gt na atmosfera.
Porém, a entidade aponta a China como a grande responsável pelo aumento nas emissões globais. O país ocupa o topo do ranking tendo emitido 8,3 Gt, um crescimento de 15,5% em relação a 2009 e mais de 240% desde 1992.
As informações da EIA sobre a China confirmariam a suspeita de que o país estaria emitindo muito mais do que reconhece oficialmente. No começo deste mês, uma pesquisa publicada na Nature Climate Change afirmou que a quantidade de dióxido de carbono sendo liberada pela China poderia ser 1,4 bilhão de toneladas maior do que o anunciado.
Pelo ranking da EIA, o Brasil aparece em 13º, com a emissão de 454 milhões de toneladas métricas em 2010.
Imagem: Infográfico do jornal britânico The Guardian, elaborado com base no levantamento da Administração de Informação sobre Energia dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário