segunda-feira, 23 de julho de 2012


Pesquisadores sugerem aplicar ferro no oceano para capturar CO2

Os cientistas usam o ferro para incentivar a incidência de fitoplâncton, seres capazes de capturar CO2. | Foto: Mateus Neves/SXC

Cientistas analisam a fertilização do oceano como alternativa para capturar CO2 e reduzir o aquecimento global. A opção conta com a utilização de ferro para incentivar a floração e a incidência de fitoplânctons, seres que realizam fotossíntese.

O estudo sobre o tema foi publicado na revista “Nature”, com os resultados das pesquisas feitas pela equipe de Victor Smetacek, do Instituto de Pesquisa Marina de Bremerhaven, na Alemanha. O grupo fez análises no mar da Antártida durante cinco semanas em 2004. Neste meio tempo eles fizeram a fertilização e coletaram os resultados.
“A fertilização do oceano com componentes à base de ferro provocou a floração do fitoplâncton, dominado por complexos de espécies microscópicas, arrastando uma quantidade considerável de dióxidos de carbono em direção ao fundo dos oceanos”, explicaram os cientistas.
A quarta semana de estudo registrou o ápice da floração. Logo na semana seguinte boa parte das algas formadas pela fertilização morreu e se transformou em uma massa, que afundava rapidamente. Os pesquisadores acreditam que a matéria se deslocou além dos mil metros de profundidade, carregando consigo CO2.
O método, no entanto, ainda gera controvérsias. Esta prática é atualmente proibida em termos globais e pode ser colocada em prática somente para fins acadêmicos. Outro ponto discutido é o período que o CO2 permaneceria no fundo dos oceanos, cuja definição ainda é incerta. Em 2007, a técnica foi advertida pela União Internacional para a Conservação da Natureza pela possibilidade de ser prejudicial às espécies marinhas. Com informações da France Presse.
fonte: http://www.ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário