segunda-feira, 16 de julho de 2012


Plantio de 14.540 mudas na Serra da Ibiapaba para zerar emissões da Assembleia Legislativa de 2010

O Parque Nacional de Ubajara foi escolhido por precisar de reflorestamento de áreas degradadas e ter instrumentos legais de conservação, como o plano de manejo Foto: Cid Barbosa.
O Estado do Ceará vivencia, amanhã (quinta-feira, 5 de julho de 2012), uma grande ação de compensação de pegada carbônica por meio de plantio de árvores. Em iniciativa pioneira entre as assembleias estaduais, a do Ceará promove o plantio de 14.540 mudas, no Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, como umas das principais ações para zerar sua emissão de carbono.

Esta é mais uma iniciativa alinhada com os objetivos campanha “Plante uma árvore. Semeie esta ideia!”, lançada pelo Grupo Edson Queiroz, com o objetivo de estimular a criação e a recuperação de áreas verdes no Ceará.
A Assembleia Legislativa do Ceará completou, em junho, um ano de adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), cujo objetivo é estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras. Nela está inserido o programa Pegada Carbônica.
A A3P também realiza na Assembleia uma campanha de conscientização ambiental com parlamentares e servidores da Casa, além da virtualização do processo legislativo (torna digital a apresentação de documentos, reduzindo a uso de papel) e coleta de pilhas e baterias, entre outros.
Segundo o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio, com essas ações se quer contribuir para a redução dos impactos ambientais buscando a conservação do meio ambiente e sustentabilidade da sede do Parlamento cearense. A pretensão é que, a partir de agora, a Assembleia Legislativa faça anualmente a medição e o levantamento para compensação.
O biólogo responsável pelo levantamento da emissão na Assembleia é Ávila Capibaribe, chefe executivo da pureatmospherebrasil, empresa que, além do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (WRI), faz relatórios de sustentabilidade (GRI) e assessora o processo de certificação de construções sustentáveis – Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). A sede da pureatmospherebrasil fica na própria cidade de Ubajara, mas também tem escritório em Fortaleza e está abrindo um outro em Nova York para facilitar o processo de certificação Leed.
Ávila conta que foram necessários dois meses para realizar o estudo e que serão plantadas 14.540 mudas de 80 espécies do bioma Mata Atlântica, adquiridas graças a uma parceria com a empresa familiar de Ubajara Casa da Árvore. Ele explica que o cálculo utilizou metodologia desenvolvida pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Segundo suas informações, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Conpam) atestou a seriedade do trabalho e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi mais um parceiro, já que havia uma demanda de reflorestamento de áreas degradadas na área do Parque Nacional de Ubajara.
A escolha, acrescenta o biólogo, privilegia exatamente uma Unidade de Conservação com decreto e plano de manejo, em outras palavras, uma área que possui instrumentos legais para a sua conservação.
fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário