domingo, 22 de julho de 2012


Estudo analisa concentração de mercúrio em fragmentos de carapaça de tartarugas verdes no Ceará

Resultados apresentados no estudo Mercury in the sea turtle Chelonia mydas (Linnaeus, 1958) from Ceará coast, NE Brazil, publicados na revista Anais da Academia Brasileira de Ciências (Fev/2012), indicam a pertinência da análise de níveis de concentração do metal mercúrio (Hg) através de fragmentos de carapaça de tartarugas marinhas.
O estudo realizado no Ceará com fragmentos de carapaça de tartarugas verdes (Chelonia mydas) mostrou uma correlação positiva entre os resultados das análises desses fragmentos com resultados de análises de órgãos internos.
O método utilizado, não invasivo e não letal, é indicado como alternativa para a coleta de dados, até então realizada em animais mortos, o que pode ampliar a quantidade de indivíduos analisados em estudos desse tipo, trazendo informações importantes para o monitoramento dos níveis de concentração de metais e outros poluentes e seus impactos na vida dos animais e no ambiente marinho. O artigo está disponível on-line e pode ser acessado clicando na imagem: 

FONTE: http://www.tamar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário