sábado, 7 de julho de 2012


Planta australiana apresenta adaptações às mudanças climáticas

O estudo foca na análise da planta Dodonaea viscosa, da subespécie Angustissima, conhecida popularmente como vassoura-do-campo. l Foto: Arthur Chapman/Flickr

O aquecimento global é apontado como uma das causas para mudanças estruturais em plantas nativas da Austrália. A pesquisa feita na Universidade de Adelaide mostra que o tamanho das folhas já apresentou alterações associadas a causas climáticas.

O artigo sobre o assunto foi publicado no site britânico “Biology Letters”, na última terça-feira (3), sob a liderança do pesquisador Greg Guerin. O estudo foca na análise da planta Dodonaea viscosa, da subespécie Angustissima, conhecida popularmente como vassoura-do-campo.
Os pesquisadores fizeram comparações entre amostras da espécie colhidas desde 1880 até os dias atuais. Os exemplares utilizados são provenientes da região sul da Austrália, mais especificamente das montanhas Flinders, local que sofreu poucas alterações em termos de precipitações, mas que registrou aumento de 1,2ºC na temperatura.
Em consequência das mudanças climáticas as folhas da planta sofreram diminuição de dois milímetros na largura. Diante desta informação, Guerin, principal autor do estudo, divulgou um comunicado através da Universidade em que ressalta os efeitos ecológicos que já podem ser sentidos nas últimas décadas.
O cientista explica que as mudanças nas espécies são frutos do “processo adaptativo em relação ao clima”. Ele ainda ressalta que as discussões sobre o tema giram em torno de cenários futuros, mas os impactos ocorrem agora. Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário