segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fundos ambientais divulgam projetos classificados 
para a Caatinga
FNDF: resultado de seleção para projetos na Caatinga
FNDF: resultado de seleção para projetos na Caatinga

45 projetos atenderam aos critérios de seleção. Recursos de até R$ 3 milhões serão usados para apoiar atividades sustentáveis no bioma.


O Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) e o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC), geridos respectivamente pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério do Meio Ambiente, aprovaram 45 projetos que atendem aos critérios de seleção das chamadas públicas para uso sustentável dos recursos florestais na Caatinga.
Desse total, 27 projetos elegíveis para apoio referem-se à chamada pública destinada a prover assistência técnica e extensão rural para o manejo florestal em assentamentos; seis, para apoio à formação de estudantes de escolas técnicas no semiárido; seis, para a capacitação em manejo florestal para técnicos e extensionistas; e seis, para fomentar a eficiência energética nas empresas que fazem uso intensivo de produtos florestais da Caatinga como lenha e carvão.
Demanda
A avaliação e classificação dos projetos corresponde à primeira etapa de operação dos Fundos, que é de identificar a demanda para apoio a atividades sustentáveis na Caatinga. Os projetos elegíveis serão atendidos, segundo sua ordem de classificação, na medida dos recursos disponíveis, que são de até R$ 3 milhões.
A próxima etapa consiste em realizar licitação para escolher as entidades com capacidade técnica para prestar os serviços. “O apoio do FNDF aos projetos segue duas etapas, uma para qualificar a demanda e escolher os beneficiários [chamadas Públicas] e outra para contratar as prestadoras de serviços e atender a demanda dos beneficiários [licitação]” informa o gerente de Capacitação e Fomento do SFB, João Paulo Sotero.
A expectativa é que sejam beneficiadas cerca de 500 famílias em assentamentos, 1.000 estudantes de escolas técnicas no semiárido que oferecem cursos nas áreas de ciências biológicas, agrárias e florestais, 200 extensionistas na Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba, além de produtores do segmento de cerâmica vermelha no Rio Grande do Norte.
Ao trabalhar o apoio ao manejo em várias frentes – a agricultores familiares para a produção sustentável de produtos florestais, a estudantes que se tornarão futuros profissionais, à capacitação de extensionistas e ao segmento industrial –, o SFB busca fomentar a economia de base florestal com geração de renda e conservação do bioma, único exclusivamente brasileiro.
“A manutenção das florestas da Caatinga e o combate a desertificação no semiárido terão maior êxito se associados a uma grande iniciativa de fazer uso econômico dessa riqueza florestal, trazendo renda ao produtor e oferta legal de matéria prima ao empresário”, comenta a Diretora de Fomento e Inclusão do SFB, Claudia Azevedo-Ramos.
Veja a lista dos projetos. O resultado de cada chamada pública pode ser acessado ao abrir a aba correspondente.
fonte: http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb

Nenhum comentário:

Postar um comentário