quarta-feira, 18 de julho de 2012


Projeto leva sistema de reaproveitamento de água ao nordeste brasileiro

Investimentos no projeto Dom Helder somam R$ 157,2 milhões l Foto: Divulgação/MDA
No semiárido brasileiro ter água doce de qualidade é um desafio que afeta constantemente os produtores locais. Para reduzir este problema a região recebeu a implantação do projeto BioÁgua, que introduz um sistema de reuso da água em pequenas propriedades rurais.

O município escolhido para receber o projeto piloto foi Olho D’água do Borges, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. A cidade tem média de apenas 600 mm de precipitações por ano. Os reflexos da falta de chuva são sentidos diretamente na agricultura e também na pecuária.
Em entrevista ao Globo Rural, o agricultor local Sebastião de Brito explicou que o pasto não tem sido suficiente para alimentar o gado. Assim, a produção de leite e a venda dos animais para abate são drasticamente prejudicadas. Com a instalação do sistema de BioÁgua, o produtor conseguirá aproveitar toda a água cinza proveniente de seu consumo doméstico para irrigar hortaliças.
Este trabalho foi idealizado pelo Projeto Dom Helder Camara e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura. Através do sistema quase toda a água das casas pode ser reaproveitada de maneira segura.
Até o momento três estruturas deste tipo foram instaladas no semiárido nordestino. O funcionamento é simples, toda a água da casa é escoada por somente um cano e depois direcionada a um filtro com camadas de diferentes materiais: seixos, brita, areia lavada, serragem e húmus com minhocas.
Após passar pela etapa de filtragem, a água é diretamente encaminhada à irrigação. O sistema passou por diversos testes até ser finalizado com a garantia de que a reutilização da água é segura e atende aos padrões de qualidade estipulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme informado pela engenheira sanitarista Solange Dombroski, em entrevista ao Globo Rural.        
O objetivo do Projeto Dom Helder Camara é poder expandir este trabalho e torná-lo acessível a 500 mil famílias. Para que isso seja possível, o coordenador técnico do trabalho, Fábio Santiago, explica que o grupo está em busca de patrocinadores e também tem feito trabalhos de conscientização e informação com as comunidades para que os produtores entendam os benefícios do BioÁgua e apóiem a causa.
Para obter mais informações sobre o projeto acesse o site: www.projetodomhelder.gov.br
fonte: http://www.ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário