segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Agrônomo faz a diferença no interior do Ceará através do reaproveitamento de resíduos sólidos

Por Ana Freires



No município de Icó, interior do Estado do Ceará, o agrônomo João José Anselmo dos Santos vem fazendo a diferença no que diz respeito ao reaproveitamento de garrafa PET, jornal e papelão. Resíduos que costumeiramente são destinados aos lixões e aterros sanitários ou lançados nos mais diversos ambientes, por exemplo, o leito dos rios do município. Uma realidade comum no Brasil.


Em 1999, Anselmo morava e trabalhava em Acaraú-Ce, no qual fazia parte do Centro Vocacional Tecnológico – CVT de Acaraú, e ministrava cursos na área da agropecuária. Entre os cursos incluía o de produtor de hortaliças, e por necessidade, foi desenvolvido o primeiro canteiro com garrafa PET.

A ideia veio durante uma das inúmeras viagens de ônibus que o artista fazia de Fortaleza para Acaraú, chegando à cidade pegou algumas garrafas PET e concretizou a ideia. Daí em diante não parou mais. O artesão desenvolveu essa tecnologia social para reaproveitar a garrafa PET, bem como, confeccionar canteiros para hortaliças, jarros em formato de pássaros, brinquedos e objetos decorativos.




Inovação

Em 2004, Anselmo foi transferido para o CVT de Icó, onde deu continuidade ao trabalho com garrafa PET, mas com alguns diferenciais. Um desses foi à criação de um canteiro de garrafa PET para ambiente cimentado, possibilitando a implantação de hortas em diferentes ambientes convencionais.  Outra inovação foi a confecção de pássaros em formato de jarros. Inicialmente, foi criada uma arara e depois vieram tucanos, corujas, outros tipos de araras, beija-flor, ganso, papagaio e louro. A criação de outros bichos como tartaruga, borboleta e jacaré sucedeu o projeto.


Há treze anos, o artista continua a inovar na arte de reaproveitar esse tipo de material independente do tamanho e forma. Recentemente Anselmo, desenvolveu uma linha de brinquedos, usando a mesma técnica que aplica para confeccionar os pássaros. Daí surgiu helicóptero, caminhão, carrinho, trator, avião e carroça. Paralelamente desenvolveu também objetos decorativos, tais como: porta Lápis em formato de tartarugas, abelhas, borboletas, peixes e pequenos pássaros.

 O diferencial das peças produzidas de PET está na originalidade e no apelo ecológico, pois na prática o artista utiliza pouca coisa para confecção desses produtos, tais como: tesoura, grampeador e o arame. “A técnica de encaixe usando o bico das garrafas é que é o segredo dessa tecnologia”, disse.Outro resíduo que Anselmo trabalha é o jornal e o papelão que aliados a um toque de criatividade e originalidade viram peças belíssimas.

Renda
O trabalho de reaproveitamento de garrafa Pet que o artesão desenvolve é um exemplo de um trabalho original com um apelo marcante quanto ao aspecto social e ambiental. "Geração de emprego e renda, numa etapa de economia criativa, desenvolvimento da consciência ambiental e contribuição para despertar a criatividade entre os jovens", diz o artesão em relação às vantagens do projeto.


Existe ainda o projeto de três vertentes, que é a ação de reaproveitamento de garrafa PET, por meio da confecção de pássaros, que pode ser tratado como um projeto que trabalhe o social, o ambiental e o educacional. O social irá buscar a geração de emprego e renda por meio da venda das peças e poderá ser conduzido junto a uma comunidade, associação ou grupo previamente formado para tal. O ambiental visará o desenvolvimento da consciência do meio ambiente, onde os valores da educação ambiental serão trabalhados.


Esse tipo de projeto poderá ser conduzido em vários ambientes, por exemplo, nas escolas.Já o educacional refere-se em utilizar as técnicas que são desenvolvidas para o reaproveitamento da garrafa PET e para o desenvolvimento da criatividade dos alunos. É uma ação destinada a ser conduzida nas escolas. Segundo o artesão, essa ação é possível de se trabalhar paralelamente com esses públicos outros valores como, trabalho em equipe, o senso de responsabilidade e a cidadania.


Prêmios
O artesão ainda não ganhou nenhum prêmio, mas já teve alguns reconhecimentos que se deu mediante convite para expor o seu trabalho em galerias de arte e a participação em programa de TVs e matéria veiculada em jornais, revistas e blogs, tais como: no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza-CE, no Jornal Diário do Nordeste e no programa de entrevista da TV Diário. O artista participou também da Conferencia Intercontinental sobre a Natureza – O2 2009, e recentemente no programa Good News da Rede TV.


Saiba mais
Os conhecimentos desenvolvidos pelo professor Anselmo com relação a essa tecnologia social, em Icó, foram e são transmitidos através dos cursos oferecidos pelo CVT de Icó. Desde que iniciou suas atividades já foram capacitados 275 pessoas, envolvendo os cursos de Produtor de Hortaliças, Artesanato de Jornal e Reaproveitamento de Garrafa PET. Hoje o CVT de Icó é referência local e regional com relação ao reaproveitamento desses tipos de resíduos, graças ao trabalho do artista.


O professor Anselmo é técnico do Instituto CENTEC, e coordena o Centro Vocacional Tecnológico – CVT de Icó, além disso, é professor do curso de Administração da Faculdade Vale do Salgado.
Anselmo segue a vida de educador e sonha um dia produzir um projeto para trabalhar essa tecnologia social de modo efetivo e abrangente. Sua última criação foi um canteiro vertical de garrafa de refrigerante para hortaliças. Esse canteiro já está até cultivado com coentro e em breve será consumido e melhor produzido dentro do conceito da sustentabilidade.

As garrafas PET são sempre citadas pelos ambientalistas com um dos vilões da poluição, sejam depositadas em aterros sanitários ou até mesmo jogadas indiscriminadamente em terrenos baldios, elas levam nada menos do que 500 anos para se degradar. Se elas tivessem sido criadas há mais tempo, apenas agora estaríamos nos livrando das garrafas de refrigerantes.


Fonte: http://anafreires.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário