quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Belo Horizonte terá usina de geração de energia a partir do esgoto

A usina vai produzir uma carga que pode suprir a demanda de aproximadamente 15 mil habitantes. | Foto: Divulgação

A capital mineira vai abrigar a primeira estação de tratamento de esgoto capaz de gerar energia elétrica no País. Com investimentos da ordem de R$ 65 milhões, a usina vai produzir uma carga que pode suprir a demanda de aproximadamente 15 mil habitantes.

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) vem dando incentivos cada vez maiores para a geração de eletricidade a partir do biogás, uma das substâncias que resultam do tratamento do esgoto coletado na rede urbana. O material, com alto potencial energético, já é aproveitado em uma termelétrica que ainda está em fase de testes, instalada na Estação de Tratamento de Esgoto Arrudas, em Belo Horizonte.
Embora seja capaz de suprir a demanda de 15 mil habitantes, a energia gerada pela Copasa deverá ser utilizada apenas na própria estação de tratamento de esgoto – em que deverá responder por até 90% da eletricidade presente. Mesmo assim, o uso do biogás deverá trazer uma economia média de R$ 2,7 milhões para a empresa.
Além de reduzir os gastos na conta de luz e difundir uma nova fonte de energia no País, o aproveitamento do esgoto ainda diminui as emissões de gases poluentes na atmosfera, já que a produção do biogás utiliza processos de limpeza e acaba eliminando gases altamente tóxicos, como o metano. O mecanismo da usina faz com que as substâncias sejam purificadas e direcionadas às microturbinas, nas quais, finalmente, são transformadas em energia.
 A empresa também afirma que o calor emitido pela combustão dos gases não é lançado na natureza, mas aproveitado em um dispositivo utilizado na geração de energia. Otimista com as inovações, a Copasa diz que a usina de cogeração faz parte de um plano de ações sustentáveis da empresa, que também inclui investimentos em um sistema de desodorização do esgoto, beneficiando os vizinhos da estação de tratamento.  Com informações do Estado de Minas.
fonte: ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário