quarta-feira, 10 de outubro de 2012


RESÍDUOS ELETRÔNICOS PODERÃO SER CORRETAMENTE DESCARTADOS NA RECICLA NORDESTE


A popularização da tecnologia trouxe benefícios, mas também um novo problema: o que fazer com aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e televisões, e pilhas e baterias que já não nos servem mais? Durante a Recicla Nordeste 2012, de 17 a 19 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, resíduos eletrônicos poderão ser descartados corretamente numa praça de reciclagem montada para o evento.

“Todos os tipos de materiais eletrônicos poderão ser levados para descarte na Recicla Nordeste. E todos os resíduos terão a destinação adequada”, explica Marcos Albuquerque, coordenador geral do evento e presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará (Sindiverde), realizador da Recicla Nordeste 2012.
De acordo com estimativa da Organização das Nações Unidas, os brasileiros produzem cerca de 360 mil toneladas de lixo tecnológico por ano. Os eletrônicos possuem metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, que liberados em um aterro podem contaminar o lençol freático e poluem o ar se forem queimados. Muitos desses componentes eletrônicos podem ser reciclados. Os minerais presentes neles, por exemplo, são aproveitados e isso diminui a pressão por mineração.
Recicla Nordeste 2012 – Fortaleza receberá em outubro o principal evento da região sobre reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade: a Recicla Nordeste 2012. A ação é realizada pelo Sindiverde, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI). A Recicla Nordeste 2012 – Feira e Seminário de Reciclagem, Meio Ambiente e Sustentabilidade será realizada de 17 a 19 de outubro no recém-inaugurado Centro de Eventos do Ceará.
A Recicla Nordeste reúne eventos que contemplam as etapas e os participantes da cadeia da indústria da reciclagem. A iniciativa busca ainda promover o debate da sustentabilidade e do consumo consciente. Com o tema “Reciclar, um bom negócio”, a Recicla Nordeste 2012 atua em três frentes: a Feira da Indústria da Reciclagem e Transformação, o Seminário Reciclagem e Meio Ambiente e a Mostra de Tecnologia e Economia Solidária.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente no sitehttp://reciclanordeste.com.br/inscricao.html
fonte: reciclanordeste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário