quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Cientistas usam teia de aranha para criar chips biodegradáveis

Na imagem, seda de teia de aranha liga os fotochips (Foto: Reprodução)
Na imagem, seda de teia de aranha liga os fotochips (Foto: Reprodução)Cientistas do Instituto de Física de Rennes, na França, estão trabalhando em chips de computadores que usam a seda das teias de aranha como um dos seus componentes principais. A pesquisa liderada pela física Nolwenn Huby descobriu que a seda da teia tem capacidade de conduzir a luz tão bem quanto a fibra ótica.Na pesquisa, os cientistas foram capazes de interligar um circuito através da teia. Nos testes, descobriram que o material pode conduzir luz de um ponto a outro, significando que a seda criada pelas aranhas pode acabar sendo utilizada em circuitos eletrônicos como substituto ao vidro da fibra ótica. O único problema no estágio inicial da pesquisa foi a perda de informação no circuito com a seda da teia, quatro vezes maior da que ocorre com o uso do vidro. Os cientistas acreditam que a falha pode ser corrigida no futuro.
Um dos principais usos do amadurecimento dessa pesquisa pode ser o médico. Como a teia de aranha é composta por filamentos de seda extremamente finos, até dez vezes mais finos que um fio de cabelo, ela poderia ser utilizada para levar luz a locais inacessíveis do corpo humano, facilitando o diagnóstico de doenças. Além de fino e de bom condutor de luz, o fio da teia é, dinamicamente, mais forte que o aço e mais resistente que kevlar. Além disso, por ser natural, o corpo pode absorver a seda facilmente depois da cirurgia.
Num futuro um pouco mais distante, pequenos sensores eletrônicos poderão ser construídos com materiais biodegradáveis, como a teia. Um paciente receberia o equipamento para exames e testes diversos e não precisaria ser operado para removê-lo: o organismo simplesmente absorveria o dispositivo.
fonte: http://www.techtudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário