sexta-feira, 19 de outubro de 2012


IPÊ abre inscrições para Mestrado Profissional em Conservação e Sustentabilidade 2013

notícias

Pelo sexto ano consecutivo, o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas abre inscrições para mais uma turma do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Desta vez, são 15 vagas para o curso regular (intensivo), na cidade de Nazaré Paulista (SP), onde fica a sede do Instituto. As inscrições vão até dia 15 de dezembro, pelo site: www.escas.org.br

Realizado pela ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, o curso já formou mais de 20 mestres, em Nazaré Paulista (SP) e em Uruçuca/Serra Grande (Bahia). No curso regular, os alunos precisam morar próximos ao campus (cerca de 100km de São Paulo), já que as aulas são intensivas no primeiro ano. Ao todo, a carga horária é de 840 horas, divididas em Disciplinas Obrigatórias, Optativas e Trabalho de Conclusão, tendo como áreas de concentração Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.
O curso tem como finalidade formar profissionais capazes de realizar ações práticas ligadas à conservação e à sustentabilidade. O mestrado profissional garante a flexibilidade necessária à inovação e os alunos são estimulados a apresentar produtos aplicáveis como trabalhos de conclusão. “Isso tem um grande significado no processo educativo, porque muitos alunos levam seus produtos finais para a sua vida profissional após sua formação e podem contribuir efetivamente para mudanças em prol da sustentabilidade”, afirma Cristiana Saddy Martins, coordenadora da ESCAS. A prática é estimulada durante todo o curso, como na disciplina Resolução de Desafios, que coloca os mestrandos para propor soluções sustentáveis a problemas reais de diversos setores da sociedade.
Outro diferencial do curso em Nazaré Paulista é o contato dos alunos diretamente com os pesquisadores do IPÊ, que atuam na área socioambiental há mais de 20 anos e que são docentes no curso, em um ambiente muito favorável ao aprendizado – cercados pela Mata Atlântica, numa área estratégica para a conservação de recursos hídricos e biodiversidade.
Edital disponível em: http://www.ipe.org.br/mestrado/edital-2013-nazare-paulista/
Sobre a ESCAS
A ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade é uma iniciativa do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas e Instituto Arapyaú. A disseminação de conhecimentos adquiridos em suas pesquisas de campo sob a forma de cursos de capacitação profissional em conservação da biodiversidade sempre fez parte da missão do IPÊ. Assim, em 2006, o Instituto lançou as bases do Mestrado Profissional, com aporte inicial da Natura Cosméticos.
 O curso busca formar profissionais que criem, implementem e propaguem inovações na área de conservação da biodiversidade e sustentabilidade. Para tanto, é multidisciplinar, aberto a profissionais de diversas áreas do conhecimento que queiram se desenvolver dentro desse conceito.
 www.escas.org.br
Sobre o IPÊ
O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma organização não governamental brasileira que trabalha pela conservação da biodiversidade do País, por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis. Fundado em 1992, possui título de Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e tem sua sede em Nazaré Paulista (São Paulo).
Presente na Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal, o Instituto realiza cerca de 40 projetos que incluem pesquisa científica de espécies da fauna e flora, ações de educação ambiental e envolvimento comunitário, além de intervenções em paisagens e apoio à construção de políticas públicas relacionadas com a conservação socioambiental.
Os projetos são liderados por pesquisadores especializados em diversas áreas do conhecimento. Ao todo, são 80 profissionais, 15 mestres e 10 doutores, que fazem parte também do corpo docente de seu centro de formação que capacita cerca de 500 pessoas por ano em temas socioambientais. Para multiplicar e transferir o conhecimento adquirido em anos de trabalho com conservação, o Instituto oferece: cursos livres no CBBC-Centro Brasileiro de Biologia da Conservação, Mestrado Profissional pela Escas-Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, e MBA em Gestão de Negócios Socioambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário