segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Instituto Trata Brasil destaca exemplos positivos em relação à água em municípios brasileiros

Como forma de valorizar os melhores exemplos de gestão eficiente em saneamento básico entre os municípios brasileiros, o Instituto Trata Brasil a partir de agora divulgará com mais detalhes em seu site e mídias sociais as cidades que universalizaram ou estão próximas da universalização nos serviços de água tradada, coleta e tratamento dos esgotos.

São municípios que ao longo de anos priorizaram a eficiência e investimentos no setor e com isso estão conseguindo garantir melhor qualidade de vida aos seus cidadãos.
Como são os prefeitos os responsáveis por dar velocidade na solução dos serviços de saneamento básico nos municípios, a divulgação quer também chamar a atenção dos candidatos para mostrar que é possível resolver o problema do saneamento básico e que investimentos em saneamento se revertem em benefícios na saúde, educação, renda e valorização imobiliária do município, entre tantos outros impactos benefícios para a cidade.
O presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, destaca que o objetivo é “reconhecer os esforços das cidades que, com gestão e eficiência, vem investindo para garantir esses serviços básicos à população. Para nós não importa se a gestão do saneamento é municipal, da empresa estadual ou com participação privada. Consideramos o esforço e a proximidade em atingir os 100% nos serviços”.
Os primeiros casos disponibilizados no site são das cidades de Jundiaí (SP), Curitiba (PR), Uberlândia (MG), Vinhedo (SP), Franca (SP) e Santos (SP). O Instituto Trata Brasil continuará acompanhando e recebendo os demais exemplos positivos para periodicamente divulgar em suas mídias.
Édison Carlos complementa: “A divulgação destes casos positivos pelo Trata Brasil será permanente, então novas cidades entrarão neste mapeamento. Estaremos abertos a receber informações daqueles municípios que possam mostrar oficialmente que estão universalizados ou muito próximos dos 100% em água tratada, coleta e tratamento dos esgotos”.
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como objetivo coordenar uma mobilização nacional para que o País atinja a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto está mostrando.
Santos
Primeira colocada no Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil, a cidade conta com 100% de abastecimento de água e 99,2% de coleta de esgoto, sendo tratado 100% dos esgotos coletados.
Franca
Município atende 100% de sua população com água tratada, bem como com coleta de esgotos. De todo o esgoto coletado, o município trata 98%. Segundo informações da operadora, o município deverá tratar 100% de seu esgoto coletado ainda no primeiro semestre de 2013.
Curitiba
Dentre todas as capitais brasileiras, Curitiba é a cidade que possui o mais elevado índice de coleta e tratamento de esgoto. O índice de atendimento de coleta de esgoto é de 94%. De todo o esgoto coletado, 99% é tratado.
Vinhedo
Atualmente, 100% do esgoto da cidade é coletado e tratado. Os atuais índices de coleta e tratamento de esgoto foram alcançados por meio de investimentos realizados pela prefeitura de Vinhedo desde 2002.
Uberlândia
O município conta com 100% de cobertura de água e 99% de cobertura de coleta de esgoto. Do esgoto coletado, 100% é tratado. O município conta com um planejamento dos serviços de saneamento básico até 2060.
Jundiaí
Nos últimos três anos, os investimentos em saneamento básico no município alcançaram os R$ 115 milhões. Hoje o município de Jundiaí coleta, afasta e trata 100% do esgoto gerado em sua zona urbana.
fonte: blogs.diariodonordeste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário