sábado, 6 de outubro de 2012


Nunca caiu tanto a desigualdade de renda 
no Brasil
Estudo aponta evolução dos considerados
Estudo detalhado mostra evolução do Brasil no sentido de minimizar a pobreza. De acordo com o trabalhado A Década Inclusiva (2001-2011): Desigualdade, Pobreza e Políticas de Renda apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), nos últimos dez anos, nunca houve uma queda da desigualdade de renda. Tais dados são aferidos desde 1960.

No período 2001 a 2011, a renda dos 10% mais pobres cresceu 550% mais que a dos 10% mais ricos. Nos últimos 12 meses terminados em junho de 2012, observou-se o mesmo movimento. Rendimentos do trabalho explicam 58% da queda do índice de Gini, índice de desigualdade mais popular, entre 2001 e 2008, sendo 19% dela explicada por aumentos dos benefícios da previdência social e 13% pelo Bolsa Família.
Cada ponto percentual de redução do Gini pelas vias da previdência custou 352% mais que o obtido pelas vias do Bolsa Família. É possível perceber que todas essas transferências cresceram no período. Ou seja, a desigualdade poderia ter caído ainda mais se fizéssemos a opção preferencial pelos pobres por meio do Bolsa Família.
Se a década de 1990 foi a da estabilização da economia, a de 2000 foi a da redução de desigualdade de renda. E a nova década? Se for a da qualidade de educação, pode-se incluir no Bolsa Família a educação da primeira infância, a presença dos pais nas escolas e prêmios extras por performance escolar medidos pelo sistema de avaliação de proficiência instalado (Prova Brasil, Enem etc).

Se for a década do maior protagonismo dos pobres, novas portas de entrada à cidadania e aos mercados podem ser abertas por meio de crédito, seguro e poupança. Se for a da responsabilidade fiscal, o Bolsa Família custa hoje aos cofres federais menos de 0,5% do PIB. Se for a da erradicação da miséria proposta, o Bolsa Família é o caminho mais curto para se chegar lá, principalmente se acompanhado de upgrades que deem mais a quem tem menos, que tratem os diferentes pobres na medida de sua diferença. 

Arquivos Anexados

Veja na íntegra estudo do IPEA, "A Década Inclusiva (2001-2011): 


Desigualdade, Pobreza e Políticas de Renda"



Nenhum comentário:

Postar um comentário