sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Alimentos orgânicos não são mais nutritivos que os comuns


Shutterstock

Cientistas revisaram 240 pesquisas e compararam os níveis de nutrientes e contaminantes em alimentos orgânicos e convencionais.
Por muito tempo acreditamos que os produtos orgânicos são 100% naturais e, por isso, mais saudáveis. Mas, um estudo publicado na última terça-feira, 4 de setembro, defende que a indústria de alimentos orgânicos prega um mito: a carne e outros produtos orgânicos não são melhores que alimentos convencionais.
O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revela que alimentos orgânicos não contêm mais nutrientes e vitaminas que os convencionais, como muitos acreditavam. Essa conclusão pode causar um grande impacto na indústria de alimentos orgânicos, que cresce U$ 27 bilhões (o equivalente a aproximadamente R$ 55 bilhões) por ano nos Estados Unidos.
A vantagem das frutas e vegetais orgânicos está nos níveis de pesticidas: menores se comparados aos alimentos convencionais. Já as carnes orgânicas, apresentaram menor incidência de bactérias resistentes a antibióticos.
Os pesquisadores detectaram níveis menores de pesticidas em crianças que comiam alimentos orgânicos e concluíram que o produto orgânico tem uma probabilidade 30% menor de ser contaminado com pesticidas, embora as diferenças de biomarcadores e os níveis de nutrientes em adultos não estivessem "clinicamente significativos”.
A pesquisa foi concluída após a revisão de 240 artigos baseados em resultados clínicos de pessoas que comem alimentos convencionais ou orgânicos e análises dos níveis de nutrientes e agentes contaminantes nos alimentos. Mas é importante ressaltar que, no caso das análises de exames clínicos, os pesquisadores não acompanharam o estado de saúde dos voluntários por um longo período. A duração dos ensaios durou, no máximo, dois anos. Além disso, os cientistas admitiram que os estudos foram heterogêneos, o que significa que diversas metodologias foram empregadas, e que se os números forem levados em conta, podem ser limitados.
Apenas um nutriente, o fósforo, teve maior presença em alimentos orgânicos e nenhuma diferença em proteína ou gordura entre o leite orgânico e convencional foi encontrada.
A conclusão do estudo mostra que não há evidências significativas para sugerir que os alimentos orgânicos sejam mais nutritivos que os alimentos convencionais. Não há grandes diferenças no número de vitaminas entre alimentos orgânicos e não orgânicos e os riscos de contaminação por bactérias também foram praticamente idênticos.
fonte; revistagalileu.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário