sábado, 15 de setembro de 2012


Projeto Oásis é apresentado em seminário sobre PSA

Projeto Oásis é apresentado no Seminário “Pagamento de Serviços Ambientais”, em Bonito (MS).Crédito: Franco Astral / Fundação Neotrópica do Brasil
Projeto Oásis, iniciativa de pagamento por serviços ambientais (PSA) da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, foi apresentado em um seminário organizado pelaFundação Neotrópica do Brasil. O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto – em Bonito (MS) – e abordou a estratégia de PSA como uma ferramenta de promoção da conservação da natureza.


A Fundação Grupo Boticário foi representada por um membro de sua equipe de Estratégias de Conservação, que apresentou a dinâmica de funcionamento do Projeto Oásis. Durante a palestra foram abordados tópicos como a metodologia utilizada para valoração das áreas, o panorama geral do Projeto, além das lições aprendidas e dos resultados alcançados desde o seu lançamento, em 2006.
O Projeto Oásis é uma iniciativa pioneira de pagamento por serviços ambientais (PSA) com foco em recursos hídricos. Ele premia financeiramente proprietários particulares de terra que conservam suas áreas naturais e de mananciais e que adotam práticas conservacionistas de uso do solo.
A iniciativa já foi implantada com sucesso em São Paulo (SP), Apucarana (PR), São Bento do Sul (SC) e Brumadinho (MG), contribuindo para a conservação de mais de 2.000 hectares de áreas naturais em 216 propriedades.
Além da Fundação Grupo Boticário, entre as entidades presentes estavam a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), a Embrapa Pantanal, o Vitae Civilis, o Ministério do Meio Ambiente e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

fonte: fundacaogrupoboticario.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário