domingo, 23 de setembro de 2012


Atividade intensa marca o primeiro ano do Movimento Pró-Árvore

Por Maristela Crispim

Os fortalezenses e amantes desta cidade têm motivo de sobra para comemorar, na próxima sexta-feira, o primeiro ano de existência do Movimento Pró-Árvore, que reúne pessoas (especialistas ou simplesmente apaixonados pelo verde) em torno de um interesse, que deveria ser comum a todos:de preservar e estimular a arborização da Cidade e também do Estado do Ceará.

A comemoração oficial será a partir das 16 horas do dia 21 de setembro, num local que não seria o mesmo sem suas árvores; a Praça dos Mártires, mais conhecida como Passeio Público, que conta uma parte da história da capital do Ceará também pela sua exuberante vegetação, que aconchega os visitantes.
Desde que surgiu, no 1º Encontro, realizado no Instituto Gaia, com a palestra “As Árvores de Fortaleza” por Antonio Sérgio F. Castro, um dos fundadores do Pró-Árvore, o movimento já realizou diversas ações, tanto de denúncia contra cortes e podas criminosos, quanto para apreciação da natureza, em expedições, apelidadas pelo grupo como “Idas ao Mato” e “Percursos Urbanos”.
Além de cinco encontros, 16 Idas ao Mato e outros tantos Percursos Urbanos, o grupo realizou Rodas de Conversa e participou de eventos, discussões sobre políticas públicas na área e debates em veículos de comunicação.
As Idas ao Mato já contabilizam Pucaba, Mangabeira, Eusébio, Dunas do Cocó, Lagoa Encantada, Jardim Botânico de São Gonçalo, Serra do Camará, Dunas do Cumbuco, Serra do Juá, Serra da Aratanha, Serra Grande, Jericoacoara, Sargento Mor (Caucaia), Pão de Açúcar, Tabuba, Serra de Baturité e Serra da Conceição.
Os Percursos Urbanos incluem circuitos a pé por pés de Baobás e pela arborização urbana da cidade. O grupo atuou, ainda, na defesa das Dunas do Cocó, da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Matinha do Pici, dos oitis do Colégio Militar e do Parque Guararapes, entre outras intervenções.
O grupo criado no Facebook, para discussões e divulgações entre os participantes do Pró-Árvore, já conta com 214 membros e facilita a troca de informações e organização de eventos e manifestos.
O primeiro ano de existência coincidiu com o lançamento, em março passado, da “Campanha Plante uma Árvore. Semeie esta ideia”, do Grupo Edson Queiroz, lançada neste ano, com o objetivo de estimular a criação e a recuperação de áreas verdes no Ceará.
Já que estamos falando em datas comemorativas, é bom lembrar que A Festa Anual da Árvore é comemorada em março no Nordeste, e não em setembro, como ocorre no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O principal motivo é que, aqui, tão perto do Equador, as quatro estações não são tão definidas e o período mais propício para o plantio é o chuvoso, considerando que a melhor forma de comemoração é plantar novas árvores.
fonte: blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário