Empresa norte-americana cria turbina eólica mais eficiente e barata
A turbina Rim Drive aparenta ser uma mistura entre uma roda de bicicleta e um cata-vento. | Foto: Keuka Energy
A empresa norte-americana Keuka Energydesenvolveu uma tecnologia alternativa para as turbinas eólicas. De acordo com a companhia o sistema desenvolvido é muito mais eficiente que as tradicionais e consiste em mudanças estruturais nas turbinas.
Em seu site, a Keuka Energy garante que seus trabalhos experimentais resultaram em máquinas maiores e mais potentes a um custo menor por quilowatt. Para comprovar esta afirmação, a companhia faz comparações entre o modelo próprio e as turbinas tradicionais.
É possível identificar as diferenças já na estética. A turbina Rim Drive aparenta ser uma mistura entre uma roda de bicicleta e um cata-vento, ou seja, ela possui mais pás que as convencionais e possui uma estrutura circular que envolve essas lâminas.
Em termos operacionais, o novo modelo é capaz de produzir energia mesmo com ventos mais fracos, de apenas quatro metros por segundo. Sua capacidade máxima suporta os sopros de 20 m/s. Por utilizar mais pás, o nível que ruído é menor, reduzindo o impacto na região, quando instalada em terra firme.
Todo o sistema foi pensado de maneira a reduzir os custos para construção, instalação e manutenção. O acionamento direto, por exemplo, elimina a necessidade de uma caixa de engrenagens, descartando boa parte da manutenção. Além disso, as lâminas são menores e mais leves, o que facilita o transporte e permite que a turbina trabalhe em alta velocidade, gerando mais energia.
A empresa acredita que, quando aplicada offshore, ou seja em alto mar, a turbina seja capaz de produzir 12,5 MW de energia, enquanto os modelos tradicionais produzem, em média 100 KW. A expectativa é de que este modelo seja concluído em janeiro de 2013. A eficiência é garantida pela produção direta de ar comprimido, o que reduz as perdas na produção de eletricidade.
Segundo a Keuka Energy, as turbinas são entregues em 90 dias e a instalação leva apenas uma semana e elas se tornam 30% mais baratas em longo prazo.
fonte: ciclovivo.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário