domingo, 23 de setembro de 2012


Petrobras lança seleções públicas para projetos ambientais e sociais

O manguezal do município de Icapuí, no Litoral Leste do Ceará, já foi beneficiado por projeto contemplado pelo PPA Foto: Kiko Silva
A companhia investirá, em dois anos, R$ 247 milhões nas duas áreas,o maior investimento de todas as edições dos programas A Petrobras lançou, nesta terça-feira (18 de setembro), as Seleções Públicas do Programa Petrobras Ambiental (PPA) e do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania (PPD&C). A Companhia destinará, em dois anos, R$ 102 milhões para patrocínio a projetos ambientais e R$ 145 milhões para projetos sociais em todo o País, o maior investimento de todas as edições dos programas. As inscrições podem ser feitas, até o dia 18 de novembro, pelo site www.petrobras.com.br/pt/meio-ambiente-e-sociedade/selecoes-publicas

O diretor corporativo e de serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, destacou a importância que a responsabilidade social ganhou ao ser incluída no Planejamento Estratégico da Companhia em 2004. Para Dutra, esses projetos são a ponte que liga a Petrobras e a população brasileira.
“A Petrobras não é uma empresa que surgiu de uma oportunidade de negócios, e sim de uma ampla mobilização do povo brasileiro. Tem procurado dar sua contribuição ao longo da sua história, intensificando e aperfeiçoando mecanismos que visem, não só a diminuir o impacto de suas atividades no meio ambiente, como também a transmitir para as novas gerações conhecimento e preocupação em relação a esses tema”, afirmou.
O gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi reforçou o compromisso da Companhia com a sociedade brasileira e com o meio ambiente e os investimentos crescentes em seleções públicas. Para ele, é preciso que os recursos cheguem aos lugares onde são mais necessários.
“Todos precisam desfrutar de oportunidades iguais para transformar suas vidas, em todos os locais do Brasil. O sucesso destes programas integra a contribuição da Petrobras para um projeto de País mais justo e mais sustentável. É belo e gratificante ver o trabalho realizado”, disse.
Programas
A cada dois anos, a Petrobras realiza seleções públicas como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência do processo de patrocínio. No processo seletivo de projetos ambientais, poderão candidatar-se exclusivamente organizações sem finalidades econômicas com atuação no terceiro setor.
Na seleção de projetos sociais, além destas, organizações governamentais também poderão enviar propostas. Em ambos os processos os projetos deverão ser executados em 24 meses.
Os projetos ambientais devem estar relacionados ao tema “Água e Clima”e atuar em uma das linhas do Programa Petrobras Ambiental: gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos; recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e fixação de carbono e emissões evitadas.
O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil com investimentos em iniciativas voltadas à conservação e preservação dos recursos ambientais e consolidação da consciência ambiental brasileira, por isso a educação ambiental deve ser o tema transversal de todos os projetos.
Os projetos sociais inscritos devem estar inseridos em pelo menos uma das seguintes linhas de atuação do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania: geração de renda e oportunidade de trabalho; educação para a qualificação profissional; garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
O objetivo geral do programa é contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social de pessoas e grupos que vivem em risco ou em desvantagem social no país, reduzindo a pobreza e a desigualdade.
Criado em 2003, o PPA patrocina atualmente cerca de 100 projetos, tendo alcançado dezenas de bacias e ecossistemas em seis biomas brasileiros, sendo eles Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampa Sulino, além de ambientes marinhos e costeiros.
Suas ações já envolveram diretamente mais de 4 milhões de pessoas, além de mais de 1.500 parcerias, 1.910 publicações, 8.895 cursos e palestras e o estudo de mais de 8 mil espécies nativas.
O PPD&C, criado em 2007, em continuidade ao Programa Petrobras Fome Zero, mantém cerca de 375 projetos patrocinados em todo o País. Suas ações já envolveram diretamente cerca de 18 milhões de pessoas.
Seleção
Os projetos passarão por triagem administrativa, técnica, comissão de seleção e, em última instância, por um Conselho Deliberativo. Eles serão avaliados por profissionais da Companhia, técnicos e especialistas externos, representantes do governo, do terceiro setor, de universidades e da imprensa.
As inscrições estão abertas até o dia 18 de novembro no site www.petrobras.com.br/pt/meio-ambiente-e-sociedade/selecoes-publicas. A divulgação dos projetos selecionados está prevista para o primeiro trimestre de 2013.
Capacitação
Desde 3 de setembro, a Companhia realiza caravanas em todos os estados do País, para capacitar as organizações proponentes na elaboração de projetos sociais e ambientais.
As caravanas são palestras gratuitas para prestar esclarecimentos às instituições do terceiro setor sobre o roteiro de elaboração de projetos adotado pela Petrobras. O cronograma completo está disponível no site www.petrobras.com.br
Além das oficinas presenciais, haverá o atendimento online, no período das inscrições, de segunda-feira a domingo, das 9h às 21h. A caravana virtual tem o objetivo de responder, em tempo real, dúvidas sobre a seleção pública e a formatação de projetos.
Fonte: Petrobras
fonte: blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental

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