quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Siemens abre inscrições para projetos sustentáveis de gestão de energia, água e resíduos

As soluções tecnológicas dos projetos devem buscar resolver desafios nas comunidades locais, como a qualidade e desperdício de água. | Foto: Asif Akbar/SXC

Há quatro anos a Fundação Siemens implanta projetos e promove iniciativas sustentáveis em regiões pobres da África e da América Latina. Para que outras pessoas possam também mostrar que podem contribuir de alguma forma, a empresa abriu inscrições para projetos de baixa tecnologia que possam melhorar a vida de comunidades locais. É o concurso global “empowering people. Award” (capacitando pessoas).

Podem participar do concurso cientistas, inventores, empreendedores e equipes universitárias, de startups e de organizações não governamentais que apresentem soluções tecnológicas para resolver desafios nas seguintes categorias: Qualidade e desperdício de Água; Energia; Saúde, Gestão de resíduos na alimentação e Agricultura; Moradia e construção; e Tecnologias de informação e comunicação.
O candidato deve acessar www.empowering-people-award.org, preencher o formulário de inscrição e fornecer material referente ao projeto, até 31 de dezembro deste ano. Os projetos devem já estar em uso ou em fase de estudo de viabilidade. O “empowering people. Award” distribuirá 200 mil euros em prêmios.
A Fundação Siemens tem programas em países em desenvolvimento que podem servir de exemplo e inspiração para empreendedores brasileiros, como sistemas de fornecimento de água potável na África, gestão de lixo na Bolívia e agricultura sustentável no Peru. As ideias apresentadas no concurso global formarão a base de um banco de dados que permitirá a interação entre os setores público e privado, a troca de experiências, parcerias e negócios. Assim, uma solução apresentada por um grupo brasileiro poderá ser replicada em países da África, por exemplo.
Segundo Ulrike Wahl, diretora da Fundação Siemens, as soluções tecnológicas são uma alavanca fundamental para o desenvolvimento sustentável e o banco de dados poderá colocar inventores em contato com organizações que financiem seus projetos.
A Fundação Siemens identifica e apoia a execução de iniciativas locais, de forma a garantir a independência financeira e capacitação de pessoal para sustentar os projetos, em parceria com o poder público, empresários e organizações não governamentais. O objetivo é aplicar soluções técnicas que eliminam os déficits nos serviços básicos de gestão de energia, água e resíduos.
O resultado da competição sai em junho de 2013, e o vencedor receberá uma soma de 50.000 euros, o segundo colocado ganhará 30.000 euros, o terceiro, 20.000 euros e mais 5.000 euros serão concedidos a 20 finalistas. A propriedade intelectual de todos os projetos inscritos permanecerá com o inventor ou com a equipe. Um júri internacional e interdisciplinar avaliará os trabalhos. 
fonte: ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário