sexta-feira, 7 de setembro de 2012


MAPA debate novo sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural



Trinta e cinco representantes das principais instituições envolvidas com o tema Assistência Técnica e Extensão Rural, estão reunidos na sede da Representação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, em Brasília, para uma oficina de planejamento liderada pelo Grupo de Trabalho sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (GT-ATER), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Grupo foi criado por meio da portaria nº 642, publicada no Diário Oficial da União, em 13 de julho. Desde então, está trabalhando para propor a estrutura de um novo sistema de ATER no Brasil.
Na abertura da oficina, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/MAPA) Erickson Camargo Chandoha, alertou para o posicionamento da presidenta Dilma Rousseff que se manifestou a favor de um novo sistema.
Chandoha comentou ainda que o Brasil passa por um momento importante e o momento é oportuno para trocar ideias, ouvir o que os outros ministérios tem a dizer sobre a temática e todos que estão envolvidos. “A proposta deve ser discutida e esta oficina é o ponto referencial para que avancemos com êxito”, disse.
O GT-ATER é composto por um representante titular e um suplente de quatro secretarias do Mapa, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), da Empresa Nacional de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), todas vinculadas ao Mapa.
Breno Tiburcio, Coordenador Técnico do IICA no Brasil, destacou que a temática é de grande interesse do Instituto, por isso está fazendo parte dessa discussão. “A temática da assistência técnica e extensão rural é um desafio de outros países além do Brasil e o IICA pode contribuir na ampliação do debate em nível hemisférico, por meio do programa de inovação para produtividade e competitividade constante no Plano de Médio Prazo 2010-2014 do Instituto”, disse Tiburcio.
A data limite para entregar o relatório final será a primeira semana de setembro. O documento deverá considerar as diferenças regionais existentes no território nacional para atender a todos os segmentos de produtores e apresentará as demandas e contribuições para a formação do novo sistema, com elementos necessários ao Ministério da Agricultura e a outros ministérios, como o do Desenvolvimento Agrário, que terá membros convidados.
A oficina está sendo conduzida por Aureliano Matos e Carlos Schlottfeldt, da Coordenadoria de Incentivo à Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do MAPA; e participam também do encontro o Diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (DEPROS), Helinton José Rocha; e Luis Valdés, Especialista em Projetos do IICA/Região Sul.
Os temas e encaminhamentos do GT-ATER serão levados ao conhecimento do Conselho Superior do Agronegócio.

fonte: www.iica.int

Nenhum comentário:

Postar um comentário