sexta-feira, 19 de julho de 2013

Asfalto que absorve poluição do ar é criado na Holanda

Novo tipo de pavimento consegue reter 45% dos gases poluentes emitidos durante um ano.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven desenvolveu um pavimento que neutraliza os índices de poluição do ar. Assim, o novo asfalto consegue mitigar até 19% dos gases poluentes emitidos durante um dia, com temperatura ambiente e sob condições climáticas favoráveis. A equipe também descobriu que o pavimento especial pode absorver 45% dos gases poluentes emitidos ao longo de um ano de experiências.

Os blocos que constituem o novo tipo de asfalto foram revestidos por óxido de titânio, substância que tem o poder de transformar em propriedades inofensivas os gases que poluem o ar e colaboram para o aquecimento global. Até agora, os criadores acreditam que o novo pavimento pode chegar ao mercado com valor 50% mais alto do que os métodos convencionais.
Mesmo assim, o asfalto ecológico é uma alternativa muito viável para a Holanda – que tem um alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mas registra um dos maiores índices de poluição atmosférica da União Europeia. Por lá, as autoridades políticas acreditam que seja mais barato fomentar o uso do novo pavimento do que destinar verbas para corrigir o estrago feito pela poluição no meio ambiente e na saúde das pessoas – o que, por exemplo, aumenta a demanda do sistema público de saúde.
Apesar de as autoridades holandesas investirem no uso das bikes e na geração de energia limpa, no país não é rara a ocorrência do smog (fenômeno causado pela interação da concentração de gases poluentes na atmosfera com a natureza, que tem como resultado uma camada de fumaça cinza que cobre as cidades). Representantes da China, dos EUA e da África do Sul também demonstraram interesse na nova solução de construção civil. Com informações do Los Angeles Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário