domingo, 7 de julho de 2013

Secretária da ONU relaciona insatisfação nas ruas com problemas ambientais



No dia 20 de junho o diretor executivo do IPAM, Paulo Moutinho, e pesquisadores do instituto, acompanharam a audiência pública conjunta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, com a secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Christiana Figueres acredita na relação entre as manifestações vindas das ruas brasileiras e a agenda do clima.

A Secretária da ONU lembrou que o setor de transportes responde por um terço das emissões de gases de efeito estufa no planeta, que, se não controladas, podem aumentar a temperatura da Terra e agravar conflitos sociais e econômicos. “Se não conseguirmos solucionar a mudança climática a tempo, o que ela vai fazer é acelerar e ampliar a insatisfação social, porque vão piorar as condições sociais, estruturais, políticas e econômicas da grande massa da população, principalmente nos países em desenvolvimento e no trópico”, destacou.
Christiana Figueres reconheceu a dificuldade de se chegar a um novo acordo sobre clima a partir de 2015, quando a expectativa é de que todos os países, ricos e pobres, assumam compromissos obrigatórios de redução de emissões, diferentemente do Protocolo de Quioto, em que apenas as nações desenvolvidas tinham metas vinculantes.
Christiana Figueres avaliou, no entanto, que as negociações estão caminhando bem, no sentido de um documento de abrangência universal, mas respeitando as responsabilidades diferenciadas de países desenvolvidos e em desenvolvimento no processo de alteração climática. Ela veio ao Brasil uma semana após o encerramento, em Bonn, na Alemanha, de mais uma etapa de negociações para a Conferência do Clima, marcada para novembro, em Varsóvia, na Polônia.

Leia a notícia completa no site da Agência Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário