quarta-feira, 3 de julho de 2013

Mudança do clima afetaria 10% da população global em 2100, diz estudo

n4 300x199 Mudança do clima afetaria 10% da população global em 2100, diz estudo
A população sentiria mudanças no acesso à água potável, agricultura e o ecossistema. Foto: Governo da Bahia/Flickr

Pesquisadores alemães mensuraram a quantidade de pessoas em todo o mundo que seriam afetadas pelas mudanças climáticas. Considerando um aumento de 4ºC nas temperaturas globais, comparados à média registrada entre 1980 e 2010, 10% da população mundial estaria vulnerável até 2100.

Os dados fazem parte de um estudo divulgado na última segunda-feira (1) e publicado na revista científica Pnas. Para chegar à conclusão sobre os locais mais afetados pelo aumento nos termômetros, os cientistas analisaram aspectos fundamentais como: acesso à água, ecossistemas, saúde e cultura.
Diante das informações coletadas, os pesquisadores usaram sistemas de computador para simular qual seria o cenário nas próximas décadas. O estudo mostra que com um aquecimento de 3ºC muitos efeitos colaterais já seriam sentidos.
Um dos locais mais propensos aos impactos é a região amazônica. A população sentiria mudanças no acesso à água potável, agricultura e o ecossistema correria grandes riscos. Na sequência vem o sul da Europa, América Central e África. Os problemas se repetem em todas essas localidades. Na Ásia o maior problema deve ser sentido na agricultura, seguido dos problemas no sistema hídrico.
“As consequências da mudança climática em diferentes aspectos cruciais podem interagir entre si e multiplicar a pressão gerada nos habitats das populações em regiões afetadas”, explicou Franziska Piontek, membro do grupo de cientistas do Instituto de Pesquisa sobre o Clima de Potsdam, na Alemanha.
* Com informações do G1.
** Publicado originalmente no site CicloVivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário