quarta-feira, 3 de julho de 2013

CIENTISTAS CRIAM TECIDO QUE TRANSFORMA LUZ SOLAR EM ENERGIA ELÉTRICA



Crédito: Reprodução
Imagine se a sua roupa tivesse a capacidade de transformar a luz do Sol em energia elétrica. Parece quase impossível, mas cientistas japoneses conseguiram um feito similar, com o desenvolvimento de um material têxtil que possui fios de células fotovoltaicas capazes de realizar esse processo de transformação energética.


O projeto ainda é embrionário e busca apoio do governo para ajustar as técnicas até 2015. A meta é resolver alguns problemas da invenção, como o isolamento dos fios condutores e a melhor durabilidade do produto.

O objetivo desses pesquisadores é conseguir fabricar roupas capazes de carregar um celular, por exemplo, ou criar tapetes energéticos.

A experiência não foi a primeira nesta linha, já que em 2012 foram desenvolvidos painéis solares flexíveis e portáteis que forneciam energia para carregar aparelhos eletrônicos. O projeto, elaborado por cientistas da Universidade da Pensilvânia, podia ser "vestido", o que lembraria uma roupa.

Em Nova York, um estudante da Universidade Cornell também havia criado uma coleção de roupas que produzia energia a partir do sol, por meio de fios de algodão condutores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário